Desde os primórdios da civilização as sociedades têm buscado resolver seus conflitos e dúvidas através de variadas formas de pensar. A ciência e a tecnologia estão presentes com esse Homem desde sempre, sua capacidade de questionar o mundo ao seu redor e de solucionar, através de habilidades racionais, seus problemas, fizeram do ser humano um animal bem sucedido na natureza – pagando um alto preço por essa empreitada. As ciências e as novas tecnologias levaram a civilização para outro nível de relação com a natureza. Relação essa nem sempre positiva na maioria dos casos. Daí a necessidade de um questionamento sério e embasado para se dis-cutir os rumos que a sociedade irá tomar. E o melhor meio para um bem sucedido processo de construção de uma sociedade mais justa e equilibrada tem que passar pela educação e, desse modo, pelas instituições de ensino. Par-tindo do princípio que a educação pode e deve ser a ponte que liga a sociedade; a tecnologia, as ciências e as instituições de ensino represen-tam, então, a pavimentação par todo o proces-so de melhoria da qualidade de vida através do conhecimento. Como estes são exercícios fun-damentais para a inovação tanto tecnológica quanto cientifica que atrelado com a pesquisa, a produção de métodos e técnicas, do pensar divergente e convergente dentro das institui-ções de ensino superior compõem as facetas da pedra filosofal, transformando-se em retorno tangível para a sociedade através de determi-nado meio de comunicação.
A Revista Igapó representa um desses meios de comunicação. Trazendo reflexões, nessa edição, sobre pensamentos, experiên-cias na educação e tecnologia. Como exem-plo, o uso das histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica; na área de tecnologia apresenta o estudo dos conflitos entre a rede elétrica e arborização urbana em nossa cidade; o tema da biodiversidade é tratado pelo viés da catalogação de plantas ornamentais do IFAM.
E para completar a nossa capa, a influência da linguagem no controle do tráfego aéreo brasi-leiro.
Este ano o IFAM completa 100 anos de exis-tência como um agente de transformação so-cial. É com esse espírito de renovação e pionei-rismo, característico das grandes realizações dentro de nossa sociedade que a Revista Iga-pó, apesar de seu pouco tempo de existência, contribuiu valorosamente para a continuidade dessa historia de sucesso. Esperamos que no-vas e preciosas idéias venham a ampliar signifi-cativamente o conteúdo das próximas edições.
Boa leitura!

 

Prof. Wallace Lira
Assistente da Diretoria de Ensino
de Gradução do IFAM

Publicado: 2022-04-13

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

a escassez de professores para o ensino de ciências

Karla dos Santos Guterres Alves, Timóteo Gama da Silva, Ierecê Barbosa Monteiro

INVESTIGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Luís Carlos Lemos da Silva, Amarildo Menezes Gonzaga

ABORDAGENS PARA RESOLVER O PROBLEMA DA MOCHILA 0/1

Éfren Lopes de Souza, Erik Alexander Landim Rafael

POLUIÇÃO SONORA EM TEMPLOS RELIGIOSOS

José Newton Gonçalves, Jussara Cury Socorro Maciel