O ENSINO PROFISSIONAL E A CIDADANIA um estudo com professores desta modalidade de ensino

Conteúdo do artigo principal

Ailton Gonçalves Reis
Carmen Campoy Scriptori

Resumo

A Escola tem sido considerada ao longo da história um dos meios, senão o único, para a conquista da cidadania, assim como também, este conceito vai tomando formas distintas de acordo com o modelo produtivo em que está inserido. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de uma Dissertação de Mestrado concluída em 2006 que tinha dentre os seus três propó- sitos investigar o conceito de cidadania dentre os professores de um curso técnico de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET-AM.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves Reis, A., & Campoy Scriptori, C. (2022). O ENSINO PROFISSIONAL E A CIDADANIA: um estudo com professores desta modalidade de ensino . Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/31
Seção
Artigos

Referências

ALVARADO-PRADA, Luis. E. Formação par- ticipativa de docentes em serviço. Taubaté, SP: Cabral Universitária, 1997, p. 107-140.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 1996.

CARVALHO, André; MARTINS, Sebastião. Nacionalidade e Cidadania. - 4. ed. - Coleção Pergunte ao José. Belo Horizonte – MG: Lê, 1998.

COVRE, Maria de Lurdes M. O que é Cidada- nia. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questão para a educação. – 8. ed. – Rio de Ja- neiro: Nova Fronteira, 1993.

PINSKY, Jaime. Cidadania e educação. – 3. ed.

– São Paulo: Contexto, 1999.

REIS, Ailton Gonçalves. Professores, formação pedagógica e cidadania: discutindo o ensino técnico do CEFET-AM. Uberaba: UNIUBE, 2006. Dissertação (Mestrado) UNIUBE – MG.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. - 8. ed. - São Paulo: Cortez, 1985 (Coleção polêmi- cas do nosso tempo, v. 5).

SILVA, Benedicto. Dicionário de Ciências So- ciais. Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Documentação; Antonio Garcia de Miranda Netto.../et. al./ 2. ed. –Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1987.

VIANNA, Ilca Oliveira de. A formação de do- centes no Brasil: história, desafios atuais e fu- turos. In: RIVERO, Cléia Maria L.; GALLO, Silvio (orgs). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru, SP: Edusc, 2004 (Coleção Educar).

VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globaalização. Rio de Janeiro, 1997.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.