ESTUDO DOS CONFLITOS ENTRE A REDE ELÉTRICA E ARBORIZAÇÃO URBANA EM MANAUS

Conteúdo do artigo principal

Valcilene Farias de Souza
Ayrton Luíz Urizzi Martins

Resumo

A necessária ampliação da rede aérea de energia passou a interferir de forma decisiva no planejamen- to de arborização da cidade, exigindo ainda mais a adoção de princípios técnicos (MILANO e DAL- CIN, 2000). A arborização pode ser considerada atividade que envolve arte, ciência e tecnologias para harmonizar a paisagem urbana e seus elementos construídos. A vegetação urbana é representada por conjunto arbóreo de diferentes origens e desempenham diferentes papeis (MILANO, 1988) e fatores como condições do ambiente, características das espécies e os serviços públicos, devem pro- porcionar benéficos para população. A importância de conhecer dados confiáveis sobre os conflitos entre a rede elétrica e a arborização nas cidades é emergente para as concessionárias de energia e as prefeituras, o que poderá resultar em serviços com maior segurança, eficiência e qualidade. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar a participação da arborização urbana nas ocorrências regis- tradas pela concessionária de energia na cidade de Manaus, quantificando e classificando as causas dos conflitos no ano de 2007.

Detalhes do artigo

Como Citar
Farias de Souza, V., & Urizzi Martins, A. L. . (2022). ESTUDO DOS CONFLITOS ENTRE A REDE ELÉTRICA E ARBORIZAÇÃO URBANA EM MANAUS. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/41
Seção
Artigos

Referências

ANDRADE, T.O. Inventário da arborização viária da Estância Turística de Campos de Jor- dão, SP. Piracicaba, 2002. 112p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.

COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS

GERAIS – CEMIG. Programa de compatibili- zação com rede elétrica. Disponível em: http:// www.cemig.com.br/meio_ambiente/prog_arbo. asp. Acesso em: 10 de junho de 2008.

COMPANHIA DE ENERGIA DE MANAUS

– MESA. Sistema de Gerenciamento de Distribuição, Manaus: 2007.

COMPANHIA BRASILEIRA DE ENERGIA

PAULISTA – CPFL. Norma Técnica, Planeja- mento e Controle da Arborização na Coexistência com o Sistema Elétrico. São Paulo: 2003.

COSTA, Lizit Alencar da. Análise e avaliação do manejo da arborização urbana públicas da cidade de Manaus. Manaus: INPA/UFAM, 1993. Dissertação (Pós Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia / Universidade Federal do Amazonas, 1993).

DANTAS, I.C; SOUZA,C.M.C de. Arborização urbana na cidade de Campina Grande

– PB: Inventário e suas espécies, Revista de Biologia e Ciências da Terra. PB: V.4. N.2, 2ۨ Semestre, 2004.

GONÇALVES, W. Ante. Arte, ciência e tecnologia na arborização urbana. In :Paisagem, Ambiente – Ensaios 6. São Paulo, FAV,1994.P. 9-17.

MENEGUETTI, G. I. P. Estudo de dois métodos de amostragem para inventário da arborização de ruas dos bairros da orla marítima do Município de Santos, SP. São Paulo: ESALQ, 2003. Dissertação (Mestrado em Recursos Flo- restais), Ensino Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, 2003.

MENESES, C.H.S.G,et al., Análise da arborização dos bairros do Mirante e Vila Cabral na cidade de Campina Grande - PB . Revista de Biologia e Ciências da Terra. PB: V.3.N.2, 2º Semestre, 2004.

MILANO, M. S. Avaliação qualiquantitativa e manejo da arborização urbana: exemplo de Maringá – PR 1988. 120f. Tese (Doutorado em. Engenharia Florestal). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1988.

MILANO, M.S.; DALCIN, E.C. Arborização de vias públicas. Rio de Janeiro: Light, 2000. 226p.

PIVETTA, K.F.L.; SILVA FILHO, D.F.da. Boletim Acadêmico; Arborização Urbana. São Paulo, 2002.

SILVA, A.F.C. et al. Avaliação do Bairro Piçarra, localizado na Zona Sul de Teresina – PI. In: Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnologia Natal, 1.,2006, Natal – RN. Anais Natal: CONNE- PI,2006.

VELASCO,G.D.N. Arborização viária X siste- mas de distribuição de energia elétrica: avaliação dos custos, estudos das podas e levantamento de problemas fitotécnicos. Piracicaba, 2003. 94p.Dissertação (Mestrado) – Escola.