A Revista Igapó surgiu em 2007, no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET, com o objetivo de dar publicidade à produção científica desenvolvida naquela instituição. Em 2008, com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, a sua missão foi ampliada, de modo a atender os vários campi que passaram a integrar a Rede Federal de Educação no Amazonas e, assim, dar publicidade ao conhecimento científico desenvolvido em cada um dos campi do IFAM. Entre 2007 e 2012, a Igapó publicou anualmente um único número e, a partir de 2013, passou a publicar dois números. Tal mudança reflete o aumento na produção de conhecimentos científicos no âmbito do IFAM e da necessidade de sua divulgação.

A Igapó também publica os Anais de Iniciação Científica. Trata-se de uma edição que se configura como espaço de divulgação de resultados parciais e/ou finais das pesquisas realizadas por professores e alunos dos cursos técnicos de nível médio e de graduação, a partir de projetos aprovados e apoiados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – PPGI e por outras agências de fomento, tal qual a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM e o Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Além das edições regulares e dos Anais de Iniciação Científica, a Igapó também possui as suas edições especiais. Como o próprio termo sugere, são edições criadas para fins específicos, tais como trabalhos de conclusão de cursos, eventos científicos, dossiês temáticos, entre outros que são demandados pelos vários níveis e modalidades do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, tanto no IFAM quando em outras instituições.