ALBERTO CAEIRO do fenômeno à ideia

Conteúdo do artigo principal

Victor Leandro Silva et al.

Resumo

A poesia de Alberto Caeiro apresenta diversas problemáticas de cunho filosófico decorrentes de sua visão de mundo e da ligação do indivíduo com o meio, onde a natureza ocupa o centro de suas observações. O presente artigo visa pôr em questão alguns desses problemas, com especial atenção à relação do sujeito com o objeto, onde serão explorados os elos e as aproximações existentes entre os versos de Caeiro com a fenomenologia de Edmund Husserl e também com a estética de Arthur Schopenhauer. Este estudo possui um caráter essencialmente teórico, amparado num conjunto de fontes bibliográficas que servem de base teórico-conceitual para evidenciar as questões propostas. Avalia-se que este escrito pode contribuir para o exercício de análise sobre a presença de questões filosóficas presentes na obra de Fernando Pessoa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Victor Leandro Silva et al. (2022). ALBERTO CAEIRO: do fenômeno à ideia. Igapó, 14(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/223
Seção
Artigos

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DARTIGUES, André. O que é a fenomenologia? 2ª Ed. São Paulo: Centauro, 2005. HUSSERL, Edmund. Meditações cartesianas. São Paulo: Madras, 2001.

PANOFSKY, Erwin. Idea: a evolução do conceito de belo. São Paulo: Martins Fontes,