O IDOSO E A DEFICIÊNCIA uma análise da situação sócio-afetiva e educacional dos alunos com deficiência intelectual em fase de envelhecimento

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Maria do Rosário Queiroz de Moraes
Dalmir Pacheco de Souza

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que desvela a situação sócio-afetiva e educacional dos alunos com deficiência intelectual em fase de envelhecimento. Para tanto definimos como local da pesquisa uma Escola de Educação Especial da rede Estadual de Manaus. Numa abordagem qualitativa, como instrumento central de investigação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os alunos, no sentido de analisar o desenvolvimento educacional, identificar os benefícios sociais e avaliar a vida afetiva tanto na esfera familiar como na individual. Diante da investigação constatamos que os alu- nos freqüentadores da referida escola vêm de ensino regular ou de salas especiais, apesar de a escola dispor de oficinas pedagógicas que possibilitem habilidades a sua independência e autonomia, essa prática não chega a ser concluída, pois a maioria não consegue atingir esse objetivo. Da análise dessa realidade verificamos que é preciso repensar as práticas pedagógicas e as estratégias para garantir oportunidades adequadas e ajustadas às habilidades e necessidades dos alunos, para que possam ser incluídos na sociedade com todos os direitos como qualquer cidadão.

Detalhes do artigo

Como Citar
Queiroz de Moraes, M. do R., & Pacheco de Souza, D. (2022). O IDOSO E A DEFICIÊNCIA: uma análise da situação sócio-afetiva e educacional dos alunos com deficiência intelectual em fase de envelhecimento. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/29
Seção
Artigos

Referências

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