VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE CONCRETOS COM AGREGADOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Antonio Bertoldo da Silva
Jussara Cury Socorro Maciel

Resumo

O aprimoramento das técnicas construtivas e as inovações tecnológicas, ainda enfrenta muitos pro- blemas. Um dos principais questionamentos atuais é o que será da construção civil quando os re- cursos naturais se tornarem escassos. De fato, a sua exploração sem nenhum controle tem causado graves problemas ambientais, além da geração de milhares de entulhos nas regiões urbanas. Uma alternativa para reduzir o acúmulo desses resíduos é a sua reciclagem. O presente artigo propõe o estudo da viabilidade de utilização, técnica e econômica, dos resíduos de construção e demolição, mediante sua aplicação na produção de agregados reciclados em concretos. Os agregados reciclados podem melhorar algumas propriedades do concreto, como resistência à compressão e durabilidade medida através da estimativa da sua vida útil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bertoldo da Silva, A., & Cury Socorro Maciel, J. (2022). VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE CONCRETOS COM AGREGADOS RECICLADOS DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/43
Seção
Artigos

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS

TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos. Rio de Janeiro, 1987. 63 p.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Reso- lução n. 307, de 5 de julho de 2002: Diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos re- síduos da construção civil.

CONAMA, 2002. Disponível em: . Acesso em: 2 fev 2009.

LEITE, M. B. Avaliação de propriedades mecânicas de concretos produzidos com agre- gados reciclados de resíduos de construção e demolição. 2001. 270 f. Tese (Doutorado) Es- cola de Engenharia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

CAVALCANTI, D. K. C. Políticas para a reci- clagem de resíduos da construção civil.

Disponível em: <http://www.federativo.bndes. gov.br>. Acesso em: 03 fev 2009.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)