A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Marcos César de Oliveira Pinheiro

Resumo

Este Artigo discute a utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta de suporte pedagógico. Desta forma, visa-se contribuir para a evolução e diversificação dos recursos utilizados no processo ensino-aprendizagem e suscitar o debate sobre a utilização dos meios de comunicação de massa - tão presentes na vida moderna - como instrumentos de apoio ao trabalho do professor.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira Pinheiro, M. C. . (2022). A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/28
Seção
Artigos

Referências

ABRAHÃO, A. Pedagogia e Quadrinhos. Em: Álvaro de Moya. Shazam!. Coleção Debates. Editora Perspectivas. 2ª Ed. São Paulo: 1977.

ALVES, José Moysés. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicol. cienc. prof., set. 2001, vol.21, no.3 , p.2-9. ISSN 1414-9893.

ALVES, Patrícia Marinho. História em Quadri- nhos É Coisa Séria. Editora da Universidade do Amazonas. Manaus-AM: 1996.

CARUSO, Francisco; Carvalho, Mirian de; SILVEIRA, Maria Cristina.UMA PROPOS- TA DE ENSINO E DIVULGAÇÃO DE CI- ÊNCIAS ATRAVÉS DOS QUADRINHOS.

CPFBindex, on-line, 2002. Disponível em: http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/ cs00802.2006_12_08_10_29_32.pdf. Acessa- do em 20/12/2006.

FECÉ, José Luis. Do realismo à visibilidade. Efeitos de realidade e ficção na representa- ção audiovisual. Revista Contracampo - n.2, on-line, Disponível em: http://www.uff.br/ mestcii/fece.htm Consultado em 12/01/2007. ISSN:1414-7483.

FOGAÇA, Adriana Galvão. A Contribuição das Histórias em Quadrinhos na Formação de Lei- tores Competentes. Revista do PEC (Programa de Educação Corporativa), on-line, jul. 2002 - jul. 2003. Disponível em: http://www.bomjesus. br/publicacoes/pdf/revista_PEC_2003/2003_ contribuicao_hist_quadrinhos.pdf. Consulta em 10/01/2007.

FRIZZO, B.; BERNARDI, G. Gibiquê - Siste-

ma para Criação de Histórias em Quadrinhos. Centro Universitário Franciscano, Trabalho Fi- nal de Graduação II. Santa Maria, novembro de 2001.

GAIARSA. José de A. Desde a Pré-história até Mcluhan. Em: Álvaro de Moya. Shazam!. Coleção Debates. Editora Perspectivas. 2ª Ed. São Paulo: 1977.

GAUDÊNCIO, Paulo. Elementar, meu caro Freud. Em: Álvaro de Moya. Shazam!. Cole- ção Debates. Editora Perspectivas. 2ª Ed. São Paulo: 1977.

KLAWA, Laonte; COHEN, Haron. Os Quadri- nhos e a Comunicação de Massa. Em: Álvaro de Moya. Shazam!. Coleção Debates. Editora Perspectivas. 2ª Ed. São Paulo: 1977.

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; AMO- RIM , Joni de Almeida; SILVA, Mariana da Ro- cha Corrêa. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. IX

Encontro Gaúcho de Educação Matemática, on-line. Disponível em: http://ccet.ucs.br/even- tos/outros/egem/cientificos/cc45.pdf. Acessado em 20/12/2006.

SANTOS, R.E. A história em quadrinhos na sala de aula. Anais do 26. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte

- MG, setembro de 2003. São Paulo: Intercom, 2003. Disponível em: http://reposcom.portcom. intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/4905/1/ NP11SANTOS_ROBERTO.pdf. Consulta em 26/12/2006.

VALE, Ana Cristina Rodrigues. Jogando com Vygotsky: Uma avaliação do Processo de De- senvolvimento da Formação de Conceitos. on- line, Disponível em: http://www.ines.org.br/pa- ginas/revista/Jogando%20com%20Vygotsky. htm Consultado em 20/12/2006.