A INFLUÊNCIA DA FRASEOLOGIA INGLESA NO CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO BRASILEIRO

Conteúdo do artigo principal

Thais Moraes Varella
Raul de Souza Nogueira Filho

Resumo

Este artigo consiste em expressar a importância da fluência no idioma inglês no Controle de Trá- fego Aéreo Brasileiro, por ser esse o idioma padrão, no qual todos os Controladores e Pilotos devem se comunicar quando um destes agentes não consegue se adaptar à linguagem do outro. No desenvolvimento das observações realizadas neste artigo, quanto a relevância dada ao assunto, buscamos esclarecer não só o significado real da fraseologia, mas também perceber a deficiência da fluência na língua inglesa no âmbito dos Controladores, bem como o impacto dessa deficiência na segurança do serviço prestado.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moraes Varella, T., & de Souza Nogueira Filho, R. (2022). A INFLUÊNCIA DA FRASEOLOGIA INGLESA NO CONTROLE DO TRÁFEGO AÉREO BRASILEIRO. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/36
Seção
Artigos

Referências

ICA 100-12 – Regras do Ar e Serviços de Trá- fego Aéreo. Rio de Janeiro: Departamento de Controle do Espaço Aéreo/Comando da Aero- náutica, 2006. 175p;

OLIVEIRA, E. S. Da Torre de Babel à Torre de Controle: desmistificando a linguagem dos céus. 2007. 144p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo 2007.

Controlador de Tráfego Aéreo. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Controlador_de_ tr%C3%A1fego_a%C3%A9reo > Acesso em: 30 out. 2008.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)