INVESTIGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Conteúdo do artigo principal

Luís Carlos Lemos da Silva
Amarildo Menezes Gonzaga

Resumo

Atualmente, não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no pro- cesso ensino-aprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados e professores insatisfeitos. Como isto pode acontecer se temos cada vez mais acesso aos recursos tecnológicos? As novas tecnologias presentes nas escolas não têm facilitado esse processo? Como as teorias cientificas podem ser usadas em sala de aula e como podem favore- cer a construção do conhecimento no educando são questões que remetem à preocupação do autor em contribuir com uma tendência no ensino de ciências na Amazônia que vá em direção de uma educação em ciências que rompa com os estreitos limites da ciência atual.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lemos da Silva, L. C., & Menezes Gonzaga, A. (2022). INVESTIGAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA. Igapó, 3(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/34
Seção
Artigos

Referências

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tem- pos. 10 ed. Moderna: São Paulo, 1994.

DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno – sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002.

FOUREZ, Gerard. A construção das Ciências. São Paulo: Editora Unespe, 1995.

GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crí- tica Alternativas de mudanças. Porto Alegre:EDIPUCRS, 2004.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

MATTAR, João. Metodologia Científica na Era da Informática. 3 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.

MAIA, Freire Newton. A ciência por dentro. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MIRANDA, Carlos; PERREIRA, Eduardo. Ci- ência e Tecnologia: Educação para o desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1996.

MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

NARDI, Roberto. Educação em ciências da pesquisa a prática docente. 3a ed. Escrituras: São Paulo, 2003.

OLIVEIRA, Renato José de. A escola e o ensino de ciências. Editora Unisinos: RS, 2000.

SANTOS, Elizabeth da Conceição. Transver- salidade e Áreas convencionais. Manaus: UEA Edições, 2008.

SILVA, Luiz R.A.; SILVA, Robson S. Gestão Escolar e Tecnologias. Manaus: UEA Edições, 2008.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)