UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE UMA NOVA PERSPECTIVA DA NATUREZA DA VIDA

Conteúdo do artigo principal

William Costa da Silva
Norma Aparecida Lopes de Oliveira
Amarildo Menezes Gonzaga

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma resenha científica do livro A Teia da Vida (Cultrix) de Fritjof Capra. O livro foi baseado em dez anos de pesquisas do próprio autor e discussões com cientistas de vanguarda em todo o mundo como Ilia Prigogine, Francisco Varela, Humberto Maturana, Ralph Abraham, James Lovelock, Heinz Forester, entre muitos outros. Em primeiro lugar, apresentamos a trajetória do texto que nos propicia uma síntese brilhante de descobertas científicas recentes como a teoria da complexidade, a teoria Gaia, a teoria do caos e outras explicações das propriedades de organismos, sistemas sociais e ecossistemas. As análises surpreendentes de Capra confrontam os paradigmas mecanicistas e darwinistas aceitos e, proporcionam uma extraordinária nova base para políticas ecológicas que nos permitam projetar a construção e a sustentação de comunidades sem colocar em risco as oportunidades para futuras gerações. Em segundo lugar, traçamos seu percurso metodológico apontando suas técnicas e métodos utilizados para desenvolver um olhar crítico sobre esta obra.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa da Silva, W., Lopes de Oliveira, N. A., & Menezes Gonzaga, A. (2022). UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE UMA NOVA PERSPECTIVA DA NATUREZA DA VIDA. Igapó, 2(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/16
Seção
Artigos

Referências

CAPRA, Fritjof. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996.

GHEDIN, Evandro & FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em Educação. Questões de Método. São Paulo: Cortez, 2005.

POLITZER, Georges. BESSE Guy. CAVEING,

Maurice. Princípios Fundamentais da Filosofia. Curitiba, HEMUS, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, 1928. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.

MINAYO, M. C. De S. (Org.) Pesquisa Social. 16 ed. Petropolis, Vozes, 2000.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e ação pedagógica: conceito, método e práticas. São Paulo, Ed. Loiola, 2000.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)