COMPREENDENDO OS PROJETOS DE TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE GLOBALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Conteúdo do artigo principal

Sônia Cláudia B. da Rocha
Denílson Diniz Pereira
Amarildo Menezes Gonzaga

Resumo

O trabalho em questão é resultado da análise da obra A organização do currículo por projetos de trabalho, dos autores Fernando Hernández e Montserrat Ventura, cujo objetivo foi compreender como os projetos de trabalho podem tornar-se uma possibilidade de globalização do conhecimento. Recorreu-se a autores como Meksenas (2002), Gressler (2003); Ghedin e Gonzaga (2006) além de outros, que possibilitaram perceber o percurso metodológico dos autores da obra em questão, verificando a corrente de pensamento que está na base da construção desse conhecimento. O estudo possibilitou perceber os projetos de trabalho como uma alternativa para diminuir a fragmentação do conhecimento, mas apresenta limitações quando prioriza os aspectos cognitivos e disciplinares (currículo), deixando em segundo plano o contexto social, no que se refere à reflexão crítica sobre a realidade dos estudantes e em que o conhecimento escolar pode contribuir para as mudanças necessárias na sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cláudia B. da Rocha, S., Diniz Pereira, D., & Menezes Gonzaga, A. (2022). COMPREENDENDO OS PROJETOS DE TRABALHO COMO POSSIBILIDADE DE GLOBALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Igapó, 2(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/18
Seção
Artigos

Referências

FRANCO, Maria A. Santoro; GHEDIN, Evandro in GHEDIN, Evandro; GONZAGA, Amarildo Menezes (orgs.). Epistemologia da pesquisa em educação. Manaus: UEA/BK Editora, 2006.

GHEDIN, Evandro. A filosofia e o filosofar. São Paulo: Uniletras, 2003.

GONZAGA, Amarildo Menezes in Evandro in GHEDIN, Evandro; GONZAGA, Amarildo Menezes (orgs.). Epistemologia da pesquisa em educação. Manaus: UEA/BK Editora, 2006.

HERNANDEZ, F., Ventura, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Artmed Editora, 1998.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola, 2003.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

SILVA, Paulo Ségio in: LAURENTI, Roseli Bacili. Psicopedagogia: um modelo fenomenológico. São Paulo: Vetor, 2004.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)