É com grande satisfação que entregamos a você, nosso estimado leitor, o primeiro número do quinto volume da IGAPÓ - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFAM, de agora em diante com periodicidade semestral, reunindo artigos científicos de diversas áreas e alguns oriundos de outras unidades de pesquisa do país, o que engrandece e torna a nossa publicação ainda mais respeitada, aumentando conjuntamente a nossa responsabilidade por essa publicação.
A IGAPÓ surgiu da necessidade de divulgar o conhecimento científico-tecnológico produzido, princi-palmente, por pesquisadores dos diversos cursos e programas de IFAM – Ensino Técnico Integrado ao Médio, Subsequente, Graduação e Pós-Graduação. Desde a sua primeira edição a oportunidade de publicar artigos científicos foi aberta para todas as instituições de ensino e pesquisa, tornando-se mais uma opção para que os resultados de pesquisas científicas – artigos oriundos de monografias, dissertações e teses – fossem publicadas em uma revista de alcance nacional.
A qualidade dos artigos científicos publicados na IGAPÓ vem estimulando o desenvolvimento da pesquisa cientí-fica dentro do IFAM, proporcionando tanto um aumento qualitativo quanto quantitativo nas atividades pedagógicas e científicas, especialmente através da participação de congressos, eventos e nas mostras de iniciação científica realizadas em todas as nossas unidades.
A IGAPÓ é publicada de duas maneiras: impressa, de distribuição gratuita, sendo que seus exemplares são enviados para as bibliotecas de todos os institutos federais do País; eletrônica, sem nenhuma alteração do conteúdo, disponível pelo site institucional www.ifam.edu.br. O site possibilita o livre acesso às edições anteriores. Dessa forma, cumpre a Revista Igapó a sua missão de contribuir para a divulgação do conhecimento científico, garantindo o seu pleno acesso.
Por fim, nunca se deve esquecer que essa atividade também é uma prestação de contas ao cidadão brasileiro, pois através do recolhimento dos seus impostos é que se ergueu toda a estrutura dos Institutos Federais em todo o Brasil. No estado do Amazonas, o IFAM - sempre zelando pelo interesse público –, através da IGAPÓ, cumpre a sua parte. Ainda não estamos nos dando por satisfeitos. Sempre procuramos nos aprimorar. E temos a ambição de a cada edição tornar a IGAPÓ um periódico científico ainda mais respeitado em termos nacionais e internacionais. Para que muitos possam armazenar
a suavidade para o amanhã, como se refere o renascentista Leonardo Da Vinci, nós, do IFAM, trabalhamos a produção, a informação e a disseminação do conhecimento científico com muito afinco.
Boa leitura!

João Martins Dias
Reitor do IFAM

Publicado: 2022-06-06

Editorial

João Batista Neto

PODER, PRESTÍGIO E PUBLICIDADE

Raul de Souza Nogueira Filho et al.