BRINCANDO NA ESCOLA uma proposta de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências

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Cinara Calvi Anic et al.

Resumo

É consenso entre os professores de ciências que a melhoria da qualidade do ensino deve incluir a introdução de aulas práticas e atividades diversificadas no currículo. Nosso objetivo principal foi contribuir para a prática docente do professor de ciências através da criação de materiais pedagógicos alternativos, como jogos, produzidos com materiais de baixo custo. Assim, foram confeccionados jogos didáticos para o ensino dos temas: reino animal, ciclos biogeoquímicos e sistemas do corpo  humano. Essas atividades tiveram como princípios norteadores facilitar a aprendizagem, através da relação com fatos do cotidiano, favorecendo o desenvolvimento de processos mentais como observação, comparação, análise e discussão, propiciando o desenvolvimento do pensamento e a conclusão dos conteúdos. Foi realizada uma oficina com a participação dos acadêmicos dos cursos de Química e Biologia do IFAM a fim de verificarmos a eficácia e aplicabilidade do material produzido. Os resultados obtidos mostraram que é possível ao professor dinamizar as aulas, facilitar e motivar a aprendizagem de seus alunos a partir de utilização de materiais simples e baratos, lembrando que a reflexão sobre a prática deve sempre permear a atividade docente. Concluímos que o desenvolvimento de atividades desse gênero é capaz de promover mudanças em algumas  concepções dos futuros docentes com relação a utilização de práticas pedagógicas.

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Como Citar
Cinara Calvi Anic et al. (2022). BRINCANDO NA ESCOLA: uma proposta de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências. Igapó, 5(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/70
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