BRINCANDO NA ESCOLA uma proposta de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É consenso entre os professores de ciências que a melhoria da qualidade do ensino deve incluir a introdução de aulas práticas e atividades diversificadas no currículo. Nosso objetivo principal foi contribuir para a prática docente do professor de ciências através da criação de materiais pedagógicos alternativos, como jogos, produzidos com materiais de baixo custo. Assim, foram confeccionados jogos didáticos para o ensino dos temas: reino animal, ciclos biogeoquímicos e sistemas do corpo humano. Essas atividades tiveram como princípios norteadores facilitar a aprendizagem, através da relação com fatos do cotidiano, favorecendo o desenvolvimento de processos mentais como observação, comparação, análise e discussão, propiciando o desenvolvimento do pensamento e a conclusão dos conteúdos. Foi realizada uma oficina com a participação dos acadêmicos dos cursos de Química e Biologia do IFAM a fim de verificarmos a eficácia e aplicabilidade do material produzido. Os resultados obtidos mostraram que é possível ao professor dinamizar as aulas, facilitar e motivar a aprendizagem de seus alunos a partir de utilização de materiais simples e baratos, lembrando que a reflexão sobre a prática deve sempre permear a atividade docente. Concluímos que o desenvolvimento de atividades desse gênero é capaz de promover mudanças em algumas concepções dos futuros docentes com relação a utilização de práticas pedagógicas.
Detalhes do artigo
Referências
ANDRÉ, M. E. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas:
Papirus, 2001.226p.
BARROS, Carlos. Ciências– os seres vivos 7º. Ano. 4ª. Ed. São Paulo: Ática, 2009.
CAMPOS, L.M.L; Bortoloto, T.M. & Felicio, A.K.C. A produção de jogos didáticos para o ensino de
ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em :< http://
www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 06/09/2008.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2000. 164p.
GIL-PEREZ, D. Formação de professores de Ciências: Tendências e inovações. 8ª. ed. São Paulo:
Cortez. 2006.362p.
KRASILSHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4ªed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,
197p.
MACEDO, E. et al. Imagem e pesquisa em educação: currículo e cotidiano escolar - o livro didático
como dispositivo curricular. Revista Educação & Sociedade, São Paulo, v. 25, n. 86, p. 15-16, 1993.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2007, 364p.
PILETTI, C. Didática Especial. Série Educação, São Paulo:Ática. 1998.p.281.
RIZZO, G. Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 1996.132p.
SANTOS, S.M.P. A Ludicidade como Ciências. (org). Petrópolis: Vozes, 2000. p. 14 e 15.
SILVA, R. A. et al. Jogos corporais: aprendizagem de Anatomia. Educere – Revista da Educação. V. 5,
n.1.p.15-26. 2005. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/educere/article/viewFile/166>... Acesso
em: 16 ago 2010.
ZUIN, V. G. et al. Análise da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade em materiais didáticos.
Revista Ciência e Cognição. V.13, p. 56-64. 2008. Disponível em:<http://www.cienciasecognicao.
org> Acesso em: 08 jul. 2008.