OBJETOS DE APRENDIZAGEM análise crítica, aplicabilidade e estudo de caso utilizando o software Reload Learning Design

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Antônio Ferreira Santana Filho et al.

Resumo

A internet oferece uma ampla variedade de materiais didáticos que podem ser utilizados no processo ensino-aprendizagem. Estes materiais podem ser utilizados em diversas disciplinas e são encontrados em vários formatos. Contudo, percebeu-se a necessidade e a importância em adotar um padrão que vise a organização e o sequenciamento dos objetos de aprendizagem proporcionando seu reuso e interoperabilidade entre ambientes virtuais de aprendizagem, considerando o planejamento pedagógico, a acessibilidade e o efetivo uso desses objetos, obtendo assim uma melhoria significativa na qualidade da metodologia utilizada em projetos de aprendizagem. Este trabalho realiza uma análise crítica de objetos de aprendizagem existentes, além de analisar o Reload-LDEditor que na sua essência oferece um ambiente claro e preciso para o desenvolvimento
de um projeto de aprendizagem, desde a descrição dos papéis, representada por um conjunto de pessoas, até a criação do ambiente estruturado, contendo objetos de aprendizagem e serviços a serem utilizados pelas atividades propostas na unidade de aprendizagem. Essa abordagem foi validada através da modelagem de um estudo de caso realizado no contexto da disciplina Lógica e Técnicas de Programação ministrada no Campus Coari, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

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Como Citar
Antônio Ferreira Santana Filho et al. (2022). OBJETOS DE APRENDIZAGEM: análise crítica, aplicabilidade e estudo de caso utilizando o software Reload Learning Design. Igapó, 5(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/68
Seção
Artigos

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