UM PANORAMA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO INTERIOR DO AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino de Física norteia o nosso dia a dia. No entanto, nem sempre os discentes conseguem relacionar o que é estudado na escola com seu cotidiano. O objetivo deste artigo é apresentar a perspectiva dos discentes em relação ao ensino de Física no interior do Amazonas e as possibilidades para contribuir com esse cenário. A pesquisa foi realizada com 287 discentes de uma escola pública no interior do Amazonas e apresentou abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva e exploratória. Detectou-se que os discentes apresentam muita dificuldade nos conceitos físicos e aplicações, pouca motivação no aprendizado e dificuldade em relacionar a teoria com a prática.
Detalhes do artigo
Referências
AZEVEDO, R. D. R. D. S. Usabilidade do software educacional PhET pelos professores de Física nas escolas públicas de ensino médio no município de São João dos patos - MA, Fortaleza, 24 a 26 outubro 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: 19 de dez. de 2018.
CARVALHO Jr., G. D. As concepções de ensino de Física e a construção da cidadania. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 53-66, 2002.