O ATO DE AVALIAR COMO SUBSÍDIO EPISTEMOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Patrik Marques dos Santos
Yuri Expósito Nicot

Resumo

O presente artigo tem como objetivo caracterizar a avaliação da aprendizagem como processo mediador à construção de conhecimento didático-pedagógico nas aulas de Ciências. Recorrendo a um ensaio teórico, discutiu-se a avaliação da aprendizagem pelo ato de avaliar e a construção de conhecimento a partir do olhar epistêmico de Luckesi. Além disso, buscou-se a relação de estreitamento do conhecimento construído pelo ato de avaliar com a construção do conhecimento científico, fundamentando o pensamento em Kuhn, Bachelard e Freire, e elencando características sistêmicas que corroboram na compreensão do conhecimento por meio da avaliação. A análise demonstrou que o ato de avaliar consiste em uma conduta integralmente humana para compreender a realidade ao seu redor, o qual envolve ações sistematizadas e intencionais para realizar e/ou assumir decisões de cunho pessoal ou profissional. O conhecimento produzido da avaliação possui estrutura metodológica em sua construção, semelhante a construção do conhecimento científico, possibilitando o desenvolvimento de conhecimento genuíno para a tomada de decisão docente nas aulas de Ciências.   

Detalhes do artigo

Como Citar
Marques dos Santos, P., & Expósito Nicot, Y. (2023). O ATO DE AVALIAR COMO SUBSÍDIO EPISTEMOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Igapó, 17(2). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.320
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Patrik Marques dos Santos, IFAM/Campus Parintins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT/REAMEC). Mestre em Educação em Ensino de Ciências (UEA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Parintins. Amazonas, Brasil.

Yuri Expósito Nicot, UFAM/ICE

Doutorado em Ciências Pedagógicas (Universidade de Oriente, Cuba), Mestre em Ciências da Educação Superior (Universidade de Oriente, Cuba) e Professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

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