DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA TV DIGITAL

Conteúdo do artigo principal

Lady Daiana O. Pinto
José P. Queiroz-Neto
Kátia Cilene N. Silva

Resumo

A TV Digital ainda é pouco difundida no Brasil, ao contrário da TV analógica que existe cerca de uma em cada lar, sendo uma mídia de entretenimento dos brasileiros. Além da melhor qualidade de imagem e som na TV Digital, a principal diferença entre elas é a possibilidade de serviços, que permitem a interatividade, tais como jogos interativos, serviços bancários e educacionais. Este trabalho visa investigar elementos que são necessários ao desenvolvimento de jogos educacionais interativos para aplicação em TV digital e demonstrar um protótipo utilizando a tecnologia necessária de acordo com a pesquisa realizada. É apresentado um consistente estudo das tecnologias destinadas ao desenvolvimento de aplicações interativas, bem como análise dos elementos necessários para o bom uso da TV Digital e a importância dessa nova mídia na educação. Para validar os conceitos, é apresentada uma aplicação e toda a infra- estrutura necessária para o desenvolvimento de interfaces, como linguagem, os softwares que serão utilizados para o desenvolvimento e o ambiente de simulação de TV Digital para fins de emulação e execução de um jogo interativo educacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
O. Pinto, L. D. ., P. Queiroz-Neto, J., & Cilene N. Silva, K. (2022). DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA TV DIGITAL. Igapó, 1(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/10
Seção
Artigos

Referências

A R V I D . JAVA T V . D i s p o n í v e l e m :

<http://www.arvid.tv/java/> Acesso em: 28 Out. 2005.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOFRAFIA E

ESTATÍSTICA - IBGE. Disponível em:

Acesso em: 03 Jul. 2007.

S U N . J A V A T V . D i s p o n í v e l e m :

<http://www.java.sun.com/products/javatv>Ac esso em: Ago. 2005.

LEMOS, G.; FERNANDES, J.; SILVEIRA, G.

Introdução à Televisão Digital Interativa: Arquitetura, Protocolos, Padrões e Práticas. In: Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Comunicação, 2004, Salvador. Anais. Salvador: [s.e.], 2004.

LOUREIRO, J. A. Interfaces de Programação para o Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital. Pernambuco: UFPE, 2004. Monografia, Faculdade em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

MONTEIRO, M. L. B. Uma Proposta de Categorização para Aplicações de TV Digital. Pernambuco: UFPE, 2004. Monografia, Faculdade em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

SOURCEFORGE. CÓDIGO FONTE – Disponível

em <http://sourceforge.net/project/> Acesso em 05 Ago. 2007.

SILVA, J. Q. TV Digital Interativa. São Leopoldo: UVRS, 2004 . Monografia, Curso de Especialização em Redes de Computadores, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

TAJRA, S. F. Informática na Educação. 5.ed. São

Paulo: Erica, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA – UFPB.

Disponível em Acesso em Jul. 2007.

ZUFFO, M. K. TV Digital aberta no Brasil: Políticas Estruturais para um modelo Nacional. São Paulo, 2004. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Escola Politécnica – Universidade de São Paulo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)