A educação se faz como elemento de transformação do ser humano e como agregador de pessoas e
de conhecimentos que são pos-tos em discussão no desenvolvimento e na divulgação dos resultados das pesquisas. A ética, o respeito aos valores e à dignidade humana devem ser praticados nas relações
interpessoais entre os servidores e no trato com os alunos e com o público, da sala de aula aos laboratórios, da elaboração de pro-jetos de pesquisa à extensão comunitária. A educação é um processo que deve levar ao exercício da crítica e da autocrítica, à discus-são de ideias e princípios, à estruturação do pensamento formal com base nos fatos e na análise imparcial dos mesmos.
No contexto de uma instituição de ensino que atua nos níveis médio e superior e que envolve alunos em pesquisa através dos programas de iniciação científica PIBIC e PIBICjr, a educação perpassa todos os mo-mentos de convívio do aluno no ambiente escolar/acadêmico. O aluno participa das atividades de ensino-aprendizagem nas sa-las de aula, nos laboratórios, nas palestras de temas científicos, na participação em feiras de ciências e feiras tecnológicas, na apresen-tação de trabalhos acadêmicos e científicos na SBPC, no CONNEPI, e em outros eventos locais, regionais e nacionais.
A comunidade acadêmica do IFAM vem trilhando um caminho rumo à sua con-solidação como instituição que produz co-nhecimento, discute os conhecimentos exis-tentes, e os transforma em aplicações para
solucionar problemas do cotidiano. A pes-quisa com o propósito de produzir conhe-cimentos é essencial como base para a pes-quisa aplicada. Não existe desenvolvimento tecnológico sem a prospecção de informa-ções prévias, sem a pesquisa que levante os dados da realidade e do problema que se de-seja resolver. A partir desses dados, busca-se a melhor combinação de métodos e técnicas de manejo dos mesmos para gerar soluções tecnológicas.
Como marco dessa consolidação, a partir de 2010, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PPGI – assumiu a responsabilidade pela publicação da Re-vista Igapó. Sua ação prioritária foi ampliar os horizontes, garantindo a divulgação dos conhecimentos para além dos muros institu-cionais: conseguiu aprovação para a inserção da Revista Igapó no Portal Periódicos da CA-PES e desde então, disponibiliza em formato eletrônico através da web site do IFAM todos os artigos dos números publicados anterior-mente. A seção deste volume, dedicada à Edu-cação, apresenta artigos sobre as políticas educacionais, novas metodologias, educação e crescimento econômico, e a Educação de
Jovens e Adultos. Uma nova seção, Ciência, foi incluída para atender artigos de pesqui-sa básica, ou seja, de prospecção de novos conhecimentos. Nesta seção foram incluídos artigos que se dedicaram à descrição e à ca-racterização da biodiversidade e de outros elementos dos ambientes amazônicos, como
a composição química do solo. Na seção Tec-nologia, são apresentados trabalhos dedica-dos à descrição de um produto tecnológico, ao desenvolvimento de sistemas de navega-ção para robôs, e um aplicativo para uso em TV digital.
Esperamos que os artigos aqui apre-sentados sirvam de instrumento para trans-formá-lo num leitor assíduo da Revista Igapó!

 

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
do Campus Manaus Centro,
e membro do conselho editorial

Publicado: 2022-05-02

Editorial

Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MAUÉS

redimensionando a formação

Raimunda Graciele de Araújo, Ana Cláudia Ribeiro de Souza

GAMETV

um framework de jogos digitais 2D para TV digital

Lady Daiana O. Maia, José P. Queiroz-Neto, Vicente F. Lucena Jr.