COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO uma reflexão dos benefícios da metodologia construtivista no processo de aprendizagem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso do computador na educação. Partindo da teoria construtivista, discutiremos os benefícios do desenvolvimento da inteligência, determinada pelas ações mútuas entre o indivíduo e a informática no meio escolar. Serão abordados métodos de ensino aplicados na educação a partir da utilização do computador, explorando quais benefícios essas metodologias construtivistas irão proporcionar para construção do conhecimento do discente.
Detalhes do artigo
Referências
BARROS, Priscila Pereira. Possibilidades Edu- cativas da Internet. Universidade Federal do Ceará, 2002.
CARNEIRO, Raquel Gianolla Miranda. Informá- tica na Educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.
COX, Kenia Kodel. Informática na educação es- colar. Campinas, SP: Autores associados, 2003.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecno- logias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 13 ed. 2000.
RÊGO, Patrícia de Paula; CAMORIN, Tânia Elídia Monteiro. O Construtivismo no Contexto da Educação Infantil: A Visão de Algumas Edu- cadoras. Universidade da Amazônia-UNAMA; Centro de Ciências Humanas da Educação- CCHE; Curso de Pedagogia-Administração Es- colar. 2001.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-reito-
ria de pós-graduação e pesquisa. Uma Propos- ta de Informática Educativa no Município de Guaramiranga. 2004.