LEVANTAMENTO DA MICROBIOTA FÚNGICA ENDOFÍTICA DE PHTHIRUSA PYRIFOLIA KUNTH COM CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DOS TECIDOS COLONIZADOS

Conteúdo do artigo principal

Lucilene da Silva Paes et al.

Resumo

As plantas medicinais amazônicas constituem fonte diversificada de princípios ativos característicos do metabolismo secundário dos vegetais. A diversidade química e estrutural destas espécies é resultado da interrelação entre o corpo vegetal, meio ambiente e microrganismos proporcionando novas alternativas de fontes de moléculas bioativas. Estas podem trazer benefícios como produtores de metabolitos secundários com potencial para áreas da farmacologia contribuindo para a produção de antibióticos e para agricultura com a aplicação no controle biológico contra pragas e doenças. No entanto, para compreender as peculiaridades estruturais da plantas e de seus hospedeiros se faz necessário a realização de estudos morfológicos estruturais constituindo a base inicial deste tipo de pesquisa. Este trabalho teve o objetivo caracterizar anatomicamente caule e folha de Phthirusa pyrifolia quantificando os fungos endofíticos nestas partes vegetativas. Na análise micológica utilizaram-se 216 amostras vegetativas de caule e folha sendo submetidas à assepsia superficial, plaqueadas em meio de cultivo BDA e incubados à temperatura ambiente, durante 14 dias. Os resultados demonstram que há uma colonização significativa de fungos endofíticos na espécie.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Paes et al., L. (2022). LEVANTAMENTO DA MICROBIOTA FÚNGICA ENDOFÍTICA DE PHTHIRUSA PYRIFOLIA KUNTH COM CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DOS TECIDOS COLONIZADOS. Igapó, 4(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/54
Seção
Artigos

Referências

BORRÁS, MARIA ROSA LOZANO. Plantas da

Amazônia: medicinais ou mágicas – Plantas comercializadas no Mercado Adolpho Lisboa. Ed. Valer / Governo do Estado do Amazonas. Manaus, 2003. P.322.

KRAUS, J.E.; ARDUIN, M. Manual básico de métodos em morfologia vegetal. Rio de Janeiro: EDUR, 1997. 198p.

OKI, Yumi; FERNANDES, G.W.; JUNIOR, A.C.

Fungos: amigos ou inimigos? Ciência hoje v.42, nº252 2008.

PIMENTEL,I.C. Fungos endofíticosdo milho

(Zeamays L. ) e da soja (Glycine max (L.) Merrril e seu potencial valor biotecnológicono controle de pragas agrícolas. Curitiba, UFPr, 2001, 154p. Tese de Doutorado

SOUZA, A.; SOUZA, A.D.L. DE; ASTOL_ FILHO, S.; BEL_EMPINHEIRO, M.L.; SARQUIS,

M.I. DE M. & PEREIRA, J. O. 2004. Atividade antimicrobiana de fungos endofticos isolados de plantas t_oxicas da Amazonia: Palicourea longiora(aubl.) rich e Strychnos cogens bentham. Acta Amazônica, Manaus, 34 (2): 185 - 195.

Venturelli, M. 1981. Estudossobre Struthanthus vulgaris Mart.: anatomia do fruto e semente e aspecto de germinação, crescimento e desenvolvimento. Revista Brasileira de Botânica 4: 131-147.

WATSON.L. & DALLWITZ, M. J. 1992. The

families of flowering plants: descriptions, ilustrations, identification, and infamation retrieval. Version: 25 th, November 2008. Disponível em : < http://delta-intkey.com>. Acesso em 4 jan. 2009.