GESTÃO DEMOCRÁTICA o uso do projeto político pedagógico como instrumento norteador na gestão das escolas estaduais da Coordenadoria Distrital IV em Manaus

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Arnoldo Menezes da Silva
Alexandre Pereira Alfon
Rosa Oliveira Marins Azevedo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender a contribuição do Projeto Político Pedagógico na construção e viabilização da gestão democrática nas unidades educacionais da Coordenadoria Distrital IV. A concretização do Projeto Político Pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, uma vez que este deve reger seus passos na busca de um ensino de qualidade, devendo ser considerado um caminho de consolidação da autonomia da escola e deve ser embasado na observação da realidade onde a mesma se insere almejando a melhoria da comunidade escolar. Tal projeto é construído de forma coletiva, envolvendo gestores, professores, funcionários administrativos, alunos e pais para que a escola possa consolidar a sua democratização. Destaca-se ainda que este estudo se consubstancia a partir da pesquisa bibliográfica e empírica, tendo o aporte teórico metodológico ancorado em autores como Carneiro (2006), Cury (2000), Lück (2000), Padilha (2003), Paro (2000) e Vasconcelos (2006) que nos permitiu concluir que a gestão democrática está paulatinamente sendo construída de forma efetiva por meio da implantação do Projeto Político Pedagógico nas escolas da Zona Oeste da Cidade de Manaus.

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Como Citar
Menezes da Silva, A., Pereira Alfon, A., & Oliveira Marins Azevedo, R. (2022). GESTÃO DEMOCRÁTICA: o uso do projeto político pedagógico como instrumento norteador na gestão das escolas estaduais da Coordenadoria Distrital IV em Manaus. Igapó, 4(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/45
Seção
Artigos

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