CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VITÓRIA - DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Conteúdo do artigo principal

Mauro da Silva et all.

Resumo

A proposta deste trabalho foi analisar o processo de capacitação dos professores da área de Construção Civil, no Instituto Federal do Espírito Santo - campus Vitória, das disciplinas técnicas do ensino médio da educação profissional. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório – descritivo, numa abordagem qualitativa – quantitativo com procedimentos técnicos de estudo de caso, usando como instrumento de coleta de dados o questionário. Participou da pesquisa o corpo docente da instituição. Os resultados dos dados coletados foram apresentados por meio de tabela de frequência absoluta e percentual. Os dados quantitativos foram tratados pelo método estatístico, utilizando o software IBM SPSS 20.0 e o qualitativo através da análise descritiva. Concluiu-se que a formação ou capacitação pedagógica representa um elemento de melhoraria do nível médio no quadro docente. Também se verificou que as iniciativas de capacitação docente via IFES são tímidas, não atendendo às necessidades dos professores para melhorar a qualidade das aulas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mauro da Silva et all. (2022). CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS VITÓRIA - DAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Igapó, 12(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/183
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. Trabalho & Educação, v.17, nº 2, mai./ago. 2008.

BARBOSA, E. G.; CALIL, R. C. Formação do professor: a técnica do saber fazer. 2002, 53f. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA, Belém-PA, 2002. Disponível em:. Acesso em: 04 jan. 2017.

BATISTÃO, M. et al. Educação profissional integrada ao currículo do ensino médio e à educação de jovens e adultos no Paraná: analisando a sistematização da proposta nas escolas. Publicado em 2012. Disponível em:

estudosdotrabalho.org/texto/gt1/educacao_profissional.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.