ANÁLISE POLÍTICO PEDAGÓGICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ

Conteúdo do artigo principal

Rosangela Santos da Silva
Clisivania Duarte de Souza
Josemar Farias da Silva

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve por objetivo, a busca da compreensão e reflexão acerca dos princípios que norteiam a prática pedagógica dos docentes que atuam na EJA Integrada à EPT no IFAM campus Eirunepé, tendo como parâmetro os escritos delineados no currículo descrito no Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na Forma Integrada à Modalidade EJA do referido campus. O percurso investigativo desenvolvido nesse estudo perpassou pela pesquisa documental, em que se processou a análise do PPPI – Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM e do Projeto Pedagógico do curso. Como resultado, foi possível observar a consonância das propostas pedagógicas escritas nesses documentos com as legislações vigentes e documentos norteadores que sinalizam a concepção defendida pelos Institutos Federais. Os escritos do Projeto Pedagógico do curso e do PPPI evidenciaram a construção de um currículo integrado e o fomento junto aos docentes para a adoção de práticas pedagógicas integradoras como um dos meios possíveis para a construção da formação omnilateral pretendida pelos IFs.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. S. da ., Souza, C. D. de, & Silva, J. F. da. (2023). ANÁLISE POLÍTICO PEDAGÓGICA SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ. Igapó, 17(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v17.324
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosangela Santos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Ensino Tecnológico (PPPGET/IFAM). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Pró-Reitora de Ensino. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Processos Educativos na Contemporaneidade (certificado pelo CNPq).

Clisivania Duarte de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Processos Educativos na Contemporaneidade (certificado pelo CNPq).

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. 36ª Reunião Nacional da ANPED. Goiânia, 2013.

BRASIL. MEC/SETEC. Concepção e diretrizes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC/SETEC, 2010.

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto nº 5.840, 13 de julho de 2006.

BRASIL. CONIF. Documento Base para a promoção da formação integral,

fortalecimento do ensino médio integrado e implementação do currículo

integrado, no âmbito das instituições da Rede EPCT, conforme Lei Federal nº

892/2008. Brasília, 2016.

BRASIL. CONIF. Diretrizes indutoras para a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2018.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11, de 9 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 4 set. 2012. Seção 1, p. 98.

CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A Era das Diretrizes: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, v. 17 n. 49 jan-abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a01v17n49.pdf Acesso em 25 fev. de 2023.

CIAVATTA, M. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M; RAMOS, M (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral dos trabalhadores. In: COSTA, Hélio da e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Antonio Gramsci: os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000a. MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013.

HENRIQUE, A.L.S.; NASCIMENTO, J.M. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. Revista Hollos. V.4. Ano 31, 2015.

Instituto Federal do Amazonas – IFAM campus Eirunepé. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na Forma Integrada à Modalidade EJA do campus Eirunepé. 2019.

PPPI. Instituto Federal do Amazonas – IFAM. Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM. 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, Autores Associados, 1991 (12ª ed. 2021).

SOARES, C. L. R. et al. Caminhos para a implantação do PROEJA. In: Sant’Anna, Sita Mara Lopes, et al. Refletindo sobre o PROEJA: produções de São Vicente do Sul. Pelotas: editora Universitária/UFPEL, 2010.

TUMOLO, P. S. O significado do Trabalho no capitalismo e o Trabalho como princípio educativo: ensaio de análise crítica. Revista Trabalho Necessário, v. 1, n. 1, 25 fev. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919 Acesso em: 10 jan. 2023.