O LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Carlos Renã da Silva Moura et al.

Resumo

O lúdico é um dos recursos de ensino amplamente utilizado como ferramenta pedagógica, uma vez que lidamos diariamente em sala de aula com uma geração de discentes que é visual e tecnológica. Este estudo apresenta a importância de se aplicar as atividades lúdicas no ensino da Língua Inglesa nos cursos de ensino médio integrado tendo por objetivo aproximar os discentes dos conceitos práticos em direção à formação humana integral. A temática a ser apresentada dialoga com autores como Frigotto, Luckesi, Ramos entre outros que defendem a inserção de atividades lúdicas nas aulas de Inglês, bem como os benefícios da formação humana integral na vida dos discentes. A base metodológica de estudo é a pesquisa bibliografia que traz uma reflexão sobre a etimologia da palavra lúdico, sua importância na sala de aula e a mediação do professor na aplicação dessas atividades. Por fim, espera-se que o estudo, não só estimule a aplicação desta ferramenta pedagógica, como também contribua para que o docente da EPT entenda que as práticas pedagógicas são ferramentas importantíssimas no processo ensino e aprendizagem, em razão de lidarmos com alunos que possuem uma carga de disciplinas extremamente carregada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carlos Renã da Silva Moura et al. (2022). O LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/255
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BROGERÉ, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIEDMAN, Adriana. A importância do brincar. Santo André/SP: Jornal Diário na escola, 2003.

FRIGOTTO, Alice Rench; MOTTER, Rose Maria Belim. O Uso Significativo dos Jogos Na Aula de Inglês, 2008.

LOPES, Maria da Gloria. Jogos na educação: Criar, Fazer, jogar. SP: Cortez, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos (org.). Ludopedagogia – ensaios 1; educação e ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.

NUNES, Paulo de Almeida. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edição. São Paulo: Loyola, 2004.