O SIGNIFICADO DO CONCEITO MEIO AMBIENTE SEGUNDO O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Daniel Richardson de Carvalho Sena et al.

Resumo

Este estudo procurou compreender o significado de Meio Ambiente, segundo o entendimento de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Buscou-se ainda conhecer a importância e o valor dispensados ao meio ambiente pelos respectivos participantes. Foram aplicados questionários a 173 alunos de oito (08) turmas de quatro escolas de Presidente Figueiredo, AM. Pode-se afirmar a existência de um entendimento limitado quanto à capacidade de fazer abstrações ou inferências um pouco complexas envolvendo a temática, o que se mostra compreensível devido ao nível escolar e à idade dos participantes. Verificou-se a compreensão de Meio Ambiente como o cuidado com a natureza e sua preservação. Considera-se a necessidade de um trabalho de sensibilização sobre o significado e a importância do meio ambiente com os respectivos alunos. Infere-se ainda que os resultados deste trabalho, apesar de suas limitações, possam contribuir para se ter um reflexo do entendimento sobre a temática e que também venham a servir de base para estudos posteriores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Daniel Richardson de Carvalho Sena et al. (2022). O SIGNIFICADO DO CONCEITO MEIO AMBIENTE SEGUNDO O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/251
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. LEI No 6.938, DE 3 DE AGOSTO DE 1981.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)