O CONSUMO NO ENTENDIMENTO DE JOVENS EM IDADE ESCOLAR um estudo com os alunos do IFAM/Campus Presidente Figueiredo

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Daniel Richardson de Carvalho Sena et al.

Resumo

O ato de consumir é um imperativo para a subsistência humana. Precisamos de alimentação, vestuário, moradia e também de bens culturais para uma existência digna e plena. Nesse sentido, o objetivo deste estudo consistiu em conhecer as implicações sobre o consumo no entendimento dos alunos do IFAM, Campus Presidente Figueiredo- AM. Verificou-se também a compreensão dos respectivos alunos sobre consumo consciente e o consumo alienado e se buscou conhecer onde se concentram os gastos dos mesmos. Foram aplicados questionários a 222 participantes. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que a grande maioria dos alunos compreende que “Consumo” consiste em “Comprar algo para usar”, “Comprar alguma coisa” ou “Adquirir bens ou serviços”. Percebe-se que tais respostas denotam o entendimento que consumir incide predominantemente em gastar ou obter bens para uso. Verificou-se ainda que os gastos dos alunos se concentram em diversão, lazer, tecnologias, alimentação e vestuário. Infere-se que os resultados deste estudo, apesar de suas limitações, possam contribuir para se ter um reflexo decorrente do consumo e da gestão dos próprios gastos dos alunos do IFAM Campus Presidente Figueiredo e que também sirvam de base para estudos posteriores.

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Como Citar
Daniel Richardson de Carvalho Sena et al. (2022). O CONSUMO NO ENTENDIMENTO DE JOVENS EM IDADE ESCOLAR: um estudo com os alunos do IFAM/Campus Presidente Figueiredo. Igapó, 14(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/221
Seção
Artigos

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando:

Introdução à Filosofia. 5ª Edição. São Paulo, Moderna; 2013.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

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