A AULA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS constructos neuropedagógicos da aprendizagem em EaD

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Luiz Ricardo de Almeida e Silva

Resumo

Esse artigo analisa o design instrucional das aulas ministradas no formato de videoconferência, via IP.TV, para as diversas comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, dispersas pelos 62 municípios do Estado do Amazonas. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a estrutura das aulas do Ensino Médio do CEMEAM. O programa, inédito por ser uma iniciativa que prima pela convergência entre o virtual e o presencial, com mediação tecnológica, é mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas-CEMEAM. Este trabalho aborda as contribuições das neurociências cognitivas para a compreensão de como o cérebro processa os sinais e informações que o aluno recebe do meio externo, em especial da tecnologia utilizada no CEMEAM, no processo de ensino e aprendizagem significativa.

Detalhes do artigo

Como Citar
Luiz Ricardo de Almeida e Silva. (2022). A AULA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS: constructos neuropedagógicos da aprendizagem em EaD. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/247
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB Resolução nº 01 (2016).

BURNETT, Dean. O cérebro que não sabia de nada: O que a neurociência explica sobre o misterioso, inquieto e totalmente falível cérebro humano. São Paulo: Planeta

do Brasil, 2018.

CARVALHO, Rosita Edler. O cérebro vai à escola e o coração vai junto: relato de experiências. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2014.