A AULA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS: CONSTRUCTOS NEUROPEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM EM EAD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo analisa o design instrucional das aulas ministradas no formato de videoconferência, via IP.TV, para as diversas comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, dispersas pelos 62 municípios do Estado do Amazonas. O programa, inédito por ser uma iniciativa que prima pela convergência entre o virtual e o presencial, com mediação tecnológica, é mantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – CEMEAM. Este trabalho aborda as contribuições das neurociências cognitivas para a compreensão de como o cérebro processa os sinais e informações que o aluno recebe do meio externo, em especial da tecnologia utilizada no CEMEAM, no processo de ensino e aprendizagem significativa.
Detalhes do artigo
Referências
BURNETT, Dean. O cérebro que não sabia de nada: O que a neurociência explica sobre o misterioso, inquieto e totalmente falível cérebro humano. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
CARVALHO, Rosita Edler. O cérebro vai à escola e o coração vai junto: relato de experiências. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2014.
CONSENZA, Ramon M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação: como o cérebro atende. Porto Alegre: Artmed, 2011.