JOGOS DIGITAIS NA PRÁTICA DA MATEMÁTICA

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Pinheiro Compto et al.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância do desenvolvimento de jogos para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. A partir da leitura de pesquisadores que abordam essa temática e são descritos no artigo, primeiramente são apresentadas contribuições dos jogos para a sociedade. Os jogos também são abordados e recomendados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) como um recurso auxiliar para o processo de aprendizagem. Com a utilização da engine Unity 3D, que foi exposto para os alunos do 3º ano de Informática do IFAM – Campus Tefé, que por sua vez desenvolveram quatro jogos com temática educacional na Matemática, o que traz novas oportunidades para um campo de grande escassez.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gabriel Pinheiro Compto et al. (2022). JOGOS DIGITAIS NA PRÁTICA DA MATEMÁTICA. Igapó, 15(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/241
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, P.N. Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6. Ed. Rio de Janeiro: Loyola, 2003. AZEVEDO, M. V.R. Jogando e construindo matemática. São Paulo: Ed. Unidas, 1993.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasil no Pisa 2015: Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Brasília: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_ internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 5 de outubro de 2017.

BRUNER, J.S. Uma Nova Teoria de Aprendizagem. 4. Ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.