PROJETO INTEGRADOR COM O USO DA CRIAÇÃO DO FRANGO CAIPIRÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Israel Pereira dos Santos

Resumo

O presente trabalho é um relato da realização do projeto integrador “Iniciando uma criação do frango caipirão”. Neste, 3 alunos do curso técnico em agropecuária receberam uma bolsa para criar pintinhos desde o 1º dia de vida até o ponto de abate. Para tanto, um aviário com 6,25m² foi construído e 20 frangos do tipo caipirão foram adquiridos de criatórios idôneos. Os animais foram alimentados somente com ração e água, de acordo com a fase crescimento. Os cuidados sanitários realizados foram limpeza e higienização das instalações/equipamentos, mais vacinação contra a doença de Newcastle. Além das atividades de manejo, os alunos bolsistas, apresentaram em três oportunidades o trabalho realizado a turmas de seu curso e do curso técnico em administração. Os resultados observados foram a integração entre a teoria e prática, integração com alunos de outros cursos e maior identificação com o curso técnico em agropecuária. O projeto integrador mostrou- se uma ferramenta pedagógica viável e eficiente em reduzir a evasão e retenção de alunos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Israel Pereira dos Santos. (2022). PROJETO INTEGRADOR COM O USO DA CRIAÇÃO DO FRANGO CAIPIRÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA. Igapó, 15(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/239
Seção
Artigos

Referências

CRUZ, Frank George Guimarães et al. Perfil Socioeconômico da Avicultura no Primário do Estado do Amazonas, Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, p. 371-391, 2016.

GOMES, Ana P. FAPES et al. Integração de aves com lavouras na transição

agroecológica da agricultura familiar: relato de experiência em Jaguaré, Espírito Santo. Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.2, p. 867-871, 2007.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; DO NASCIMENTO, José Mateus. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, v. 4, p. 63-76, 2015.

JESUS JUNIOR, Celso de et al. A cadeia da carne de frango: tensões, desafios e oportunidades. BNDES Setorial, n. 26, p. 191-232, 2007.

MOREIRA, A. S. et al. Desempenho de frangos caipiras alimentados com rações contendo diferentes níveis de energia metabolizável. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, n. 4, p. 1009-1016, 2012.

PREFEITURA DE UBERABA. Criação de frango caipira. Acesso em: 20/04/2017. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/agricultura/ arquivos/criacao_de_frango_caipira.pdf

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.