REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS uma proposta de inovação científica e tecnológica no ensino médio integrado

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Jéssica de Góes Bilar et al.

Resumo

O incentivo a práticas de inovação científica e tecnológica no ensino médio apresenta certa deficiência, mesmo sabendo da importância que este representa na construção dos conhecimentos dos educandos, principalmente se contextualizados a partir da realidade local. Pensando nisto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a vivência de uma prática profissional integrada, a partir da análise de produtos desenvolvidos pelos alunos de um Curso Técnico em Agropecuária partindo da reutilização de resíduos, os quais são produzidos pelo Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul/RS. Para isto, entende-se o estudo como uma pesquisa-ação, a partir do método qualitativo indutivo. Os resultados indicam grande interesse e empenho dos estudantes quando estes são expostos a autonomia na construção do seu próprio conhecimento, e a partir da análise dos produtos, identificou-se um grande potencial de relação entre as disciplinas básicas e técnicas, além de aplicações práticas dos produtos. Mediante isto, ressalta-se a importância de desenvolver propostas que visem à inovação científica e tecnológica, bem como, aperfeiçoando a formação profissional dos estudantes, frente à pesquisa e problematização de temas do cotidiano, como meio ambiente e sociedade.

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Como Citar
Jéssica de Góes Bilar et al. (2023). REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS: uma proposta de inovação científica e tecnológica no ensino médio integrado. Igapó, 14(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/411
Seção
Artigos

Referências

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