UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE EVIDÊNCIAS DE EXPERIÊNCIAS PUBLICADAS SOBRE O USO DE JOGOS NOS PROCESSOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA

Conteúdo do artigo principal

Danilo da Costa
Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Resumo

A aplicação de jogos tem se tornado um elemento cada vez mais importante para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Porém, é essencial que os professores tenham as habilidades necessárias para serem capazes de introduzir os jogos em sua prática docente. O objetivo desta revisão realizar um estudo exploratório das evidências em publicações de experiências que relatam o uso de jogos nos processos de ensino de geografia. Foi realizada uma revisão de literatura por meio da base de dados da Web of Science. Dez artigos foram encontrados/selecionados a partir da revisão e leitura dos textos, cujo elencamos os 5 mais citados e os 5 mais recente acerca da temática.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, D. da, & Araújo, G. C. C. de. (2024). UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE EVIDÊNCIAS DE EXPERIÊNCIAS PUBLICADAS SOBRE O USO DE JOGOS NOS PROCESSOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. Igapó, 18(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.331
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danilo da Costa, Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Educação. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional; em Direito Administrativo; em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista; em Didática do Ensino Superior em EAD. Licenciado em Geografia. Pesquisador. Editor. Professor universitário. Consultor do FNDE. Consultor da Unesco.

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília, Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP-Campus de Rio Claro/SP, Pós-Doutorado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Professor e Pesquisador Permanente do Programa Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Educação e Professor no Programa de Incentivo à Licenciatura - (PRIL) da Universidade Católica de Brasília, Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - Prolam/USP, professor de Geografia na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Referências

BARBOSA, Maria Edivani Silva. A geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades, Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, jan./jun. 2016.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

GAMPELL, Anthony; GAILLARD, J. C.; PARSONS, Meg; DÉ, Loïc Le. ‘Serious’ Disaster Video Games: an innovative approach to teaching and learning about disasters and disaster risk reduction. Journal Of Geography, [S.L.], v. 119, n. 5, p. 159-170, 23 jul. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUERREIRO, M.A.S. Os efeitos do Game Design no processo de criação de Jogos Digitais utilizados no Ensino de Química e Ciências - O que devemos considerar? Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2015.

HWANG, Gwo‐Jen; CHIEN, Shu‐Yun; LI, Wen‐Shiang. A multidimensional repertory grid as a graphic organizer for implementing digital games to promote students’ learning performances and behaviors. British Journal Of Educational Technology, [S.L.], v. 52, n. 2, p. 915-933, 24 dez. 2020

LACOSTE, Y. The Geography―That Serve, First to Make War (A Geografia―Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra). Sao Paulo: Papirus Publisher, 1989.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática na educação infantil e Séries Iniciais. 1. Ed. Catanduva, SP: Editora Rêspel, 2011, p.17.

MENEZES, Gilda; TOSHIMITSU, Thaís; MARCONDES, Beatriz. Como usar outras linguagens na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; PINHO, Isabel. Análise bibliométrica da pesquisa em educação durante a pandemia da COVID-19. Etd - Educação Temática Digital, vol. 24, n. 1, p. 238-256, 16 fev. 2022. Universidade Estadual de Campinas.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2021.

SANTANA, Paulo Fernando Carvalho; FORTES, Denise Xavier; PORTO, Ricardo Azevedo. Jogos digitais: a utilização no processo Ensino Aprendizagem. Revista Científica da FASETE, Vol 1, 2016.

SEIDEL, Sebastian; BETTINGER, Patrick; BUDKE, Alexandra. Representations and Concepts of Borders in Digital Strategy Games and Their Potential for Political Education in Geography Teaching. Education Sciences, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 10, 30 dez. 2019.

SELBACH, S. Geography and Didactic (Geografia e didática). Petropolis: Vozes, (2010).

SILVA, Christian Nunes da. Interactive Digital Games for Geography Teaching and Understanding Geographical Space. Creative Education, [S.L.], v. 06, n. 07, p. 692-700, 2015.

SIM, Duncan; BOYLE, Elizabeth; LEITH, Murray Stewart; WILLIAMS, Alan; JIMOYIANNIS, Athanassios; TSIOTAKIS, Panagiotis. Learning about Europe through educational gaming. Journal Of Geography In Higher Education, [S.L.], v. 45, n. 1, p. 155-161, 9 ago. 2020.

SPOSITO, E. S. Textbooks of History and Geography: Evaluation and Research (Livros didáticos de História e Geografia: Avaliação e pesquisa). Sao Paulo: Academic Culture, 2006.

TAYLOR, D. R. F. A Conceptual Basis for Cartography: New Directions for the Information Age (Uma base conceitual para a cartografia: Novas direções para a era da informação). Revista Portal de Cartografia das Geociências, Vol 3, 2010.

VAN ECK, Nees Jan; WALTMAN, Ludo. Software Survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, v. 84, n. 2, p. 523–538, 2010.

ZHANG, Qi; YU, Zhonggen. Investigating and Comparing the Effects on Learning Achievement and Motivation for Gamification and Game-Based Learning: a quantitative study employing kahoot. Education Research International, vol. 2022, p. 1-16, 23 abr. 2022. Hindawi Limited.

ZUPIC, Ivan; CATER, Tomaz. Bibliometric methods in management organization. Organizational Research Methods, vol. 18, n. 3, p. 429-472, 2014.