OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA RENDA E NO SUSTENTO DAS MULHERES FEIRANTES E DE SUA PROLE EM PARINTINS - AM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo, para compor o corpo do Dossiê temático, está inserido na linha de pesquisa Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais no ensino na EPT, que abrange a temática quanto às questões de gênero como é o caso do trabalho das mulheres feirantes e a crise na atividade exercida por elas em Parintins- AM durante a pandemia, e quais as alternativas adotadas para sustento do grupo familiar. Nesse município, muitas mulheres trabalham de maneira autônoma na venda de produtos locais tanto em feiras oficiais como em feiras distribuídas em vários locais e essa comercialização depende da sazonalidade. Para a elaboração do artigo foram realizadas pesquisas quantitativas in loco e qualitativas para a observação da realidade vivenciada pelas mulheres feirantes em seu local de trabalho. Outro aspecto foi a coleta de dados para a elaboração das tabelas e gráficos estatísticos e para a percepção de como as mulheres podem empreender ou desenvolver alternativas em tempos de crise pandêmica. Também apontaram- se os resultados que podem instrumentalizar os professores com o fim de agirem nos seus processos didático-pedagógicos e proporem alternativas de cursos ou propostas de ensino para essas mulheres feirantes, bem como uma ação do Campus Parintins juntamente com este grupo de comerciantes, para a qualificação nos processos administrativos, ambientais e de comercialização.
Detalhes do artigo
Referências
A mulher e o mercado de trabalho - Brasil Escola. Disponível em: https:// brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-mulher-mercado-trabalho.htm. Acesso em: 10 jul. 2021.
DANTAS, I. Una economía solidaria con igualdad de mujeres. CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMÍA SOLIDARIA, 1., 2021, Brasil. Anais [...]. Disponível em:
. Acesso em: 5 jun. 2021.
DOMINGUES, Joelza Ester. Mulheres ao longo da história (1): Pré-História. Blog Ensinar História. 05 jul. 2020. Disponivel em: http//:ensinarhistória.com.br. Acesso em: 19 nov. 2021...