ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INTERNET o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Harrison Corrêa Lopes

Resumo

As redes sociais se apresentam como ferramenta de grande importância em diversas instâncias com destaque para sua utilização no contexto escolar. Este estudo teve como objetivo principal analisar o uso das redes sociais como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram identificados aspectos pertinentes ao ensino de língua portuguesa e como as redes sociais podem ser utilizadas enquanto ferramenta de promoção da aprendizagem, considerando desde os pressupostos históricos e legais do ensino da língua portuguesa, as características das redes sociais no Brasil e sua aplicabilidade pedagógica, bem como os seus desafios. Foi notado com este estudo que a realidade atual do ensino de língua portuguesa utilizando as redes sociais se faz possível desde que sejam consideradas questões como a necessidade de aprimoramento dos docentes e a importância de monitoramento dos alunos a fim de evitar complicadores como atenção dispersa por parte dos alunos e o uso da língua coloquial em detrimento da formal.

Detalhes do artigo

Como Citar
Harrison Corrêa Lopes. (2022). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INTERNET: o uso das redes sociais como ferramenta de aprendizagem. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/253
Seção
Artigos

Referências

ANDRÉ, Marli. Práticas inovadoras na formação de professores. Papirus Editora, 2018.

BASSO, Renato Migual; GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. História concisa da língua portuguesa. Editora Vozes Limitada, 2017.

BATISTOTE, Maria Luceli Faria. A língua portuguesa e a constituição identitária do sujeito indígena: relato de uma experiência. De volta ao futuro da lingua portuguesa. Atas do V SIMELP-Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, p. 339-348, 2017.