A ÉTICA NO MERCADO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Diego Barbosa Moreira

Resumo

O objetivo deste artigo é debater os valores éticos e morais atribuídos aos profissionais da Gestão em Tecnologia da Informação (TI). De fato, considera-se que ter uma boa conduta ético-profissional é preponderante para a atuação no mercado de trabalho deste perito que lida com informações no seu cotidiano de trabalho. A revolução informática, como tem sido denominada, marca profundas transformações do mundo contemporâneo, sendo que os dados vinculados ao tratamento da informação e da comunicação trazem, entre outras consequências, mudanças nos modos de comportamento e pensamento, caracterizando uma revolução cultural. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico, além de reportar inúmeras vantagens, constitui fontes de riscos insuspeitos que atingem todas as esferas da vida social e até mesmo comprometem a soberania nacional. Portanto, na articulação de um regime técnico e lícito que sistematiza uma ordem adequada para o desenvolvimento tecnológico, será preciso que os profissionais de TI reflitam cada vez mais sobre os valores éticos, pois estão presentes na primeira relação de conexão entre ciberespaço e sociedade. Para a compreensão da relação entre transformação tecnológica e a relevância da ética profissional, optou-se como metodologia de pesquisa uma revisão bibliográfica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Diego Barbosa Moreira. (2022). A ÉTICA NO MERCADO DE TRABALHO DO PROFISSIONAL DE GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Igapó, 15(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/250
Seção
Artigos

Referências

ASSMAN, Hugo. Reencantar a Educação: Rumo a Sociedade Aprendente. Vozes. Petrópolis. 1998.

DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. 2.ed. São Paulo, Unesp: 2001.

FERNANDES, Haroldo de Souza. Ética: princípio fundamental de todos. Rio de Janeiro: Artmed, 2011.

MASIERO, Paulo Cesar. Ética em Computação. Edusp. São Paulo. 2004.

NETO, Júlio Afonso Sá de Pinho. Ética, responsabilidade social e gestão da informação nas organizações. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.20, 2010.

SÁ, A. L. Ética profissional. 9. ed., São Paulo: Atlas, 2009. Disponível em:. Acesso em: 03 mai. 2021.

SEVERINO, Antonio J. Dimensão ética da investigação científica. Revista Práxis Educativa, UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, 2014.

VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp. 1999.