ANÁLISE DE FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE FÍSICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar os fatores que interferem na aprendizagem da disciplina de Física na percepção de alunos do ensino médio- técnico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Federal do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM-CSGC), com alunos de Cursos Técnicos, com idade entre 15 e 19 anos. Os resultados apontaram fatores, tais como: a forma como os conteúdos são desenvolvidos em sala de aula, com enfoque demasiado na chamada física/matemática, o distanciamento entre o formalismo escolar e o cotidiano dos alunos e também a falta de conhecimentos básicos em Matemática, leitura e interpretação de texto por parte dos alunos. Concluímos ser fundamental desenvolver mecanismos pedagógicos que possam articular o ensino do professor com as realidades e necessidades dos alunos.
Detalhes do artigo
Referências
BARBOSA, L. M. S. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro, 2006.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4. Ed. ver. atualiz. Lisboa: Edições 70, 2009.
BONADIMAN, H. A aprendizagem é uma conquista pessoal do aluno. O aluno como mediador, oferece condições favoráveis e necessárias para está caminhada. UNIJUÌ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2005...