OS JOGOS EDUCATIVOS NA PERSPECTIVA DA CULTURA REGIONAL

Conteúdo do artigo principal

Mey Ling Oliveira da Silva et al.

Resumo

Este artigo vem elucidar a inserção da cultura regional do Amazonas na e para a educação infantil por meio da ludicidade e dos jogos educativos, para isso, propu- semo-nos enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Do- cência - PIBID apresentar às crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI, da zona centro-sul de Manaus, local onde trabalhamos de maneira lúdica e divertida, alguns jogos e brincadeiras com temáticas regionais, escolhemos temá- ticas pedagógicas como: lendas, os animais da região amazônica, os pontos turísti- cos da cidade e o artesanato produzido por nativos de tribos indígenas do Estado do Amazonas. Essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e os resultados obtidos promoveram um resgate da função da escola, que passou a ser percebida como uma oportunidade de realização profissional, na qual os futuros professo- res perceberam que os problemas poderiam deflagrar ações criadoras e criativas. A Universidade do Estado do Amazonas mediante o PIBID criou situações educativas concretas importantes para a formação dos acadêmicos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mey Ling Oliveira da Silva et al. (2022). OS JOGOS EDUCATIVOS NA PERSPECTIVA DA CULTURA REGIONAL. Igapó, 11(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/137
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª edi- ção. São Paulo: Loyola, 2003.

ARANÃO, Ivana. D. A Matemática Através de Brincadeiras e Jogos. 5. ed. Campinas: Papirus, 2004.

BRASIL, MEC. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Volume 2. Brasília: Mi- nistério da Educação, 1998...

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)