CANTIGAS DE RODA COMO RESGATE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Mey Ling Oliveira da Silva et al.

Resumo

O presente trabalho faz uma abordagem a respeito do resgate cultural através de cantigas e brincadeira de rodas, por meio de atividades realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil Padre Pedro Gabriel de Oliveira Neto, proporcionado pelas experiências do PIBID no ano de 2015. O trabalho está desenvolvido em dois momentos. O primeiro visa contextualizar o histórico da infância e da educação infantil. Já o segundo, fala da importância das cantigas e brincadeiras de roda no processo de ensino e aprendizagem, de que forma esse movimento influencia na interação e no desenvolvimento da criança, e como essa atividade possibilita uma elaboração de uma cultura pouco lembrada nas infâncias modernas. Com isso, há uma reflexão no sentido de resgatar a prática que já não se observa mais nos momentos de brincadeiras das mesmas na escola e assim, resgatar esse movimento cultural.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mey Ling Oliveira da Silva et al. (2022). CANTIGAS DE RODA COMO RESGATE CULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Igapó, 13(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/194
Seção
Artigos

Referências

ALENCAR, S. A música na Educação Infantil. 4°. Ed. São Paulo: Editora Paternoni, 2010.

BEATRIZ, I. Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados. Série Educação Musical, Ibepex, 2009.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)