ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II NO CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DO AMBIENTE Análise dos desafios e avanços a partir dos relatórios, no período de 2010 a 2012
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É importante realizar avaliações periódicas no processo de formação docente. As- sim, objetivou-se analisar os desafios e avanços vivenciados durante os Estágios Supervisionado I e II, no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Agrárias e do Ambiente do Instituto de Natureza e Cultura. Após análises documentais nos relatórios de estágio e entrevistas com os estudantes, observou-se que: 1) os es- tágios tem se concentrado nas escolas urbanas em função da ausência de apoio logístico institucional para deslocamento das turmas durante as aulas; 2) As séries finais do ensino fundamental (5ª ao 9º ano) e ensino médio são as mais trabalhadas; A disciplina Ciências (52,38%) é vista como a mais relacionada à formação; 4) Os relatórios não apresentam clareza quanto aos aspectos observados, bem como em relação ao planejamento das ações executadas. Apesar das dificuldades, os estágios proporcionaram vivência no cotidiano escolar para os estudantes do Curso Licen- ciatura em Ciências Agrárias.
Detalhes do artigo
Referências
BARBALHO, C. R. S; GHEDIN, E. L; MONTEIRO, I. B; PIMENTA, N. A. A; MORAES, S. O. Didática II. Universidade do Estado do Amazonas. PROFORMAR. Manaus, 2003.
BELTRAME M. B e Moura G. R. S; Edificações escolares: infraestrutura necessária ao processo de Ensino e aprendizagem escolar. São Paulo: 2006.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 set. 2008. Dispo- nível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11788. htm>. Acesso em: 21 Jun. 2013...