CARACTERIZAÇÃO DA PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE TABATINGA-AM

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina Souza Sampaio Nakauth et al.

Resumo

No Amazonas, a produção de pescado tem principal origem na piscicultura. Apesar disso, a atividade carece de diagnósticos que permitam identificar as fragilidades que dão suporte ao gerenciamento político público. Em Tabatinga, a caracterização da piscicultura realizada a partir de levantamentos em 63,04% das propriedades cadastradas no IDAM a revelou como uma atividade complementar da renda fami- liar, desenvolvida principalmente em propriedades de porte micro, em viveiros es- cavados, em sistema de produção intermediário entre extensivo e semi-intensivo. Não há registro das densidades utilizadas, dados biométricos e qualidade da água. As principais espécies cultivadas são matrinxã (33,96%), tambaqui (22,64%), curi- matã (11,32%) e pirapitinga (7,55%), seguidas de outras com menor participação. Os juvenis são capturados nos rios e lagos da região (84%) e a produção se destina principalmente ao abastecimento local. Contudo, a piscicultura tem grande poten- cial de expansão em função da disponibilidade de recursos naturais e localização estratégica na região de fronteira.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ana Carolina Souza Sampaio Nakauth et al. (2022). CARACTERIZAÇÃO DA PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE TABATINGA-AM. Igapó, 9(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/132
Seção
Artigos

Referências

ALARCÓN, R. Estudo de possibilidade técnico - econômico para a montagem de uma planta de alimento para peixes no estado do Amazonas (Colômbia). Re- latório apresentado ao Departamento de Apoio e assessoria para o Território Ama- zônico do INCODER (Instituto Colombiano de Desenvolvimento Rural) no fortaleci- mento da piscicultura regional. Letícia, Amazonas. Dezembro 2007 (em espanhol).

ARANA, L.V. Fundamentos de aquicultura. Florianópolis: UFSC, 2004.

CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO AMAZONAS - CEMAAM. Regularização ambiental de tanques, viveiros, barragens, pequenos reservatórios, canais de igarapés e tanques rede destinados para a Aquicultura no estado do Amazonas. Manaus, Resolução N° 01/08 – de 03 de julho de 2008.