O CAMU-CAMU (Myrciaria dubia) COMO ALIMENTO ALTERNATIVO PARA JUVENIS DE PIRAPITINGA (Piaractus brachypomus) EM VIVEIROS ESCAVADOS

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Felipe Duarte dos Santos et al.

Resumo

O camu-camu (M. dubia) é rico em vitamina C e um dos principais frutos na alimentação natural da pirapitinga (P. brachypomus), sendo uma opção de alimento alternativo na piscicultura para diminuir custos com ração. Avaliar o efeito da substituição da ração comercial por M. dubia sobre o desempenho produtivo de juvenis de P. brachypomus foi objetivo deste trabalho. O experimento foi realizado na Unidade de Aquicultura do IFAM Campus Tabatinga em 12 viveiros escavados medindo 20 m2 cada e teve duração de 60 dias. Utilizou-se 20 juvenis de P. brachypomus por unidade experimental, em 4 tratamentos (T1, T2, T3 e T4) e 3 réplicas, sendo T1: 100% ração comercial, T2: 90% ração comercial + 10% camu-camu, T3: 80% ração comercial + 20% camu-camu e T4: 70% ração comercial + 30% camu-camu, fornecida 2 vezes ao dia a 3% da biomassa. A qualidade da água foi monitorada diariamente. Após biometria final, foram obtidos dados para avaliar os índices zootécnicos, fator de condição relativo (Kn), relação peso-comprimento e o efeito da substituição sobre a composição centesimal do músculo de P. brachypomus. O desempenho produtivo dos juvenis em viveiros escavados não foi influenciado pelas dietas testadas. As variáveis físico-químicas da água analisadas se mantiveram dentro dos padrões recomendados para a criação de peixes nativos. É viável a substituição em até 30% da ração comercial por frutos de camu-camu, visto que não influenciou no crescimento durante fase juvenil de P. brachypomus.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gabriel Felipe Duarte dos Santos et al. (2022). O CAMU-CAMU (Myrciaria dubia) COMO ALIMENTO ALTERNATIVO PARA JUVENIS DE PIRAPITINGA (Piaractus brachypomus) EM VIVEIROS ESCAVADOS. Igapó, 16(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v16.118
Seção
Artigos

Referências

ANSELMO, A. A. S. Resíduos de frutos amazônicos como ingredientes alternativos em rações extrusadas para juvenis de tambaqui Colossoma macropomum / Dissertação (mestrado) - INPA/Biologia de Água Doce e Pesca Interior. 45 f. 2008.

ARBELÁEZ-ROJAS, G. A.; FRACALOSSI, D. M.; FIM, J. D. I. Composição corporal de Tambaqui, Colossoma macropomum, e Matrinxã, Brycon cephalus, em sistemas de Cultivo Intensivo, em Igarapé, e Semi-intensivo, em Viveiros. R. Bras. Zootec., v.31, n.3, p.1059-1069, 2002.

Batista, C. de S.A.; GARCEZ, J.R. Diversidade das espécies de pescado comercializado em Tabatinga, Amazonas, Brasil. Revista igapó. Ed. Anais de Iniciação cientifica. 2017.