PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE APLICADOS AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS

Conteúdo do artigo principal

Alderlene Pimentel de Brito et al.

Resumo

Os princípios da sustentabilidade propostos por Capra (2006) (redes, sistemas aninhados, interdependência, diversidade, ciclos, fluxos, desenvolvimento e equilíbrio), aplicados a educação ambiental demonstram o quanto a comunidade educacional precisa apropriar-se de conhecimentos acerca dos fenômenos naturais e inter-relacioná-los ao modo de vida local. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com alguns dados de natureza quantitativa. Para esta pesquisa aplicou-se a metodologia de questionário interpretativo com questões abertas com relação a cada princípio, associado a uma aula de leitura dramatizada interpretativa – textual, que norteou as perguntas. As respostas demonstraram que a proximidade do contexto aos fenômenos naturais auxiliou nas respostas e as inter-relações aos princípios da sustentabilidade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alderlene Pimentel de Brito et al. (2022). PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE APLICADOS AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS. Igapó, 16(1). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v16.121
Seção
Artigos

Referências

BEGOSSI, Alpina. Escalas, economia ecológica e a conservação da biodiversidade. In. Cavalcanti, Clóvis. (org.) 1997. Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. São Paulo: Editora Cortez. P.56 – 71, 1997.

BELLEN, Hans M. Indicadores de sustentabilidade: Uma análise comparativa. 2º Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CAMARGO, A. L. de B. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. São Paulo: Papirus, 160p, 2003.