A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ‘DESENHO TÉCNICO’

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Alexandrino de Melo et al.

Resumo

Esta pesquisa demonstra de que modo a tecnologia pode se aliar à educação, tornando o aprendizado da disciplina de Desenho Técnico mais dinâmico e interessante. Obtendo opiniões dos próprios alunos, foi desenvolvida uma solução para auxiliar o método de ensino da disciplina que, somada aos métodos tradicionais, pretende proporcionar uma melhor experiência de aprendizado aos estudantes. Com o uso da emergente tecnologia de Realidade Aumentada, o projeto desenvolvido pôde encurtar as fronteiras entre o mundo real e o virtual, entregando uma nova ferramenta de ensino aos alunos e professores e abrindo portas a novas propostas com o objetivo de aumentar a qualidade do ensino. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Leonardo Alexandrino de Melo et al. (2022). A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA ‘DESENHO TÉCNICO’. Igapó, 10(2). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/93
Seção
Artigos

Referências

BENTO, João José Fernandes; GONÇALVES, Vitor Barrigão. Ambientes 3D no processo de ensino e aprendizagem. Inovação na Educação com TIC, EDUSER: Revista

de Educação, Vol. 3, 2011. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/5998/1/42.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2016.

CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER, Edgar Jr. A Realidade Virtual na Educação e

Treinamento. In: KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Introdução à realidade virtual, realidade misturada e hiper-realidade. Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. São Paulo: Mania de Livro, 2004.

CAZARINI, E. W.; NETO, J. D. O.; OLIVEIRA, S. R. M.; TIZIOTTO, S. A. Reflexões sobre

a inovação na Educação a Distância: o caso brasileiro. In: EAD em foco - Revista

Científica em Educação a Distância. n. 02 , p. 94 - 118. Fundação CECIERJ, Novembro,

Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/

view/91/30>. Acesso em: 26 jul. 2016.

GARBIN, Tânia Rossi et aliae. Sistema de realidade aumentada para a educação

de portadores de necessidades especiais. In: KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Introdução à realidade virtual, realidade misturada e hiper-realidade. Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. São Paulo: Mania de Livro, 2004.