ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE MICRORGANISMOS NO APRENDIZADO DO ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Rosana Antunes Palheta et al.

Resumo

Muitos conceitos em biologia, por serem abstratos, podem impedir o aprendizado dos estudantes do ensino médio. Uma forma de amenizar ou de melhorar a sedimentação desses conceitos é o uso de aulas práticas ou experimentais. Assim, o objetivo deste trabalho foi testar três atividades práticas de microbiologia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º Ano do ensino médio de uma escola estadual situada na zona leste de Manaus. Três atividades práticas
foram realizadas com estudantes. Observou-se o interesse e o envolvimento dos alunos, confirmando a importância das aulas práticas para o despertar dos estudantes em assuntos abstratos, como a fermentação microbiológica. Comprovou-se que essas aulas contribuem para a aprendizagem, pois os estudantes mostraram-se centrados durante as atividades e se envolveram de forma significativa com os modelos e conceitos trabalhados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosana Antunes Palheta et al. (2022). ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE MICRORGANISMOS NO APRENDIZADO DO ENSINO MÉDIO. Igapó, 10(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/80
Seção
Artigos

Referências

ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências.

Ciênc. educ., Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011 . Disponível em: http://www.

scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400005&lng=en&

nrm=iso. Acesso em: 12/07/2015.

ASSIS, Mayara Larrys Gomes de; MELO, Tafarel Fernandes Tavares de; FAUSTINO, Elizabete Maria Braga; RODRIGUES, Evanize Custódio; DIAS, Márcia Adelino da Silva.

A importância das inovações metodológicas no ensino de biologia. Villa Giardino. Córdoba. X Jornadas Nacionales V Congreso Internacional de Enseñanza de la

Biología Entretejiendo la enseñanza de la Biología en una urdimbre emancipadora,

Argentina, 2013.

BARBÊDO, G. T.; MONERAT, C. A. A. Microbiologia no ensino fundamental: como os

livros didáticos abordam essa temática. Ensino, Saúde e Ambiente. v. 7, n.1, p.1-

Disponível em http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/211/184. Acesso em: 16 ago. 2015.