QUALIFICANDO OS PROFISSIONAIS DO SETOR HOTELEIRO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Conteúdo do artigo principal

Nara Bezerra de Oliveira
Rodrigo Amado dos Santos
Aline Zorzi Schultheis de Freitas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a Política Nacional de Qualificacão no Turismo (PNQT) e o Plano de Ordenamemto Turístico de Presidente Figueiredo (POT) com vistas a demonstrar como a Extensão Universitária pode ser uma aliada quando o assunto é qualificação profissional do setor hoteleiro em Presidente Figueiredo – Amazonas. Para tal objetivo foi necessário contextualizar a extensão universitária, bem como sobre a importância para a qualificacão profissional e desenvolvimento do setor turístico. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a política nacional de qualificação conclama as instituições de ensino a apoiarem, no local onde estão inseridas, a executarem-na. E, com relação ao POT, este não trás um trabalho específico sobre qualificação do setor hoteleiro, embora há capacitações que beneficiem o setor. Quanto a extensão universitária, por meio de uma relação dialógica e a oferta de cursos de qualificação profissional ela pode contribuir para que os profissionais do setor turístico se qualifiquem e desenvolvam ainda mais suas habilidades profissionais para atuação no setor.

Detalhes do artigo

Como Citar
Bezerra de Oliveira, N., Amado dos Santos , R. ., & Zorzi Schultheis de Freitas, A. . (2024). QUALIFICANDO OS PROFISSIONAIS DO SETOR HOTELEIRO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA . Igapó, 18(Ed.Especial). https://doi.org/10.31417/irecitecifam.v18.429
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nara Bezerra de Oliveira, a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"IFAM";}

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2021-2022). Especialista em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2019). Graduada em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera (2017). Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas atuando na Coordenação Geral de Programas, Projetos e Eventos de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão. Possui experiência em administração financeira e Gestão Pública.

Rodrigo Amado dos Santos , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Em fevereiro de 2018 obteve seu título de doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (LATEC PPSIG), sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2014. De fevereiro de 2022 a maio de 2023 atuou como vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desde junho de 2023 é o atual diretor do Instituto supracitado. Além disso, nesta mesma instituição, em nível stricto-sensu, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégia. Já em termos de graduação, leciona para os cursos de bacharelado em hotelaria e de licenciatura em turismo. Desde 2020, é professor permanente do MBA em Gestão de Serviços da Universidade Federal Fluminense. É líder do seguinte Grupo de Pesquisa CNPQ: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR). Possui experiência nas áreas interdisciplinares e das ciências sociais aplicadas, com enfoque em pesquisas que observam as seguintes temáticas: gestões turísticas sustentáveis; gestões hoteleiras e excelência organizacional; turismo, cultura e meio ambiente.

Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba da Linha de Educação Popular. Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista Gestão e Supervisão Escolar, especialista em Educação Infantil (UFAM) e Gestão Pública Pública (IFRO). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Atualmente é Pedagoga e Diretora de Extensão e Produção na Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inclusão Social, Diversidade, Cultural, Formação Profissional e Extensão Universitária.

Referências

ALSALAMAH A; CALLINAN C. Principais Barreiras à Eficácia do Treinamento para Professoras Diretoras na Arábia Saudita: Uma Pesquisa Qualitativa. Athens Journal of Education, v. 7, n. 7, p. 396-416, 2020.

AMAZONAS. Plano de Ordenamento Turístico de Presidente Figueiredo. 2022.

BARROS, L. C. F. M. Qualificação Profissional e Comprometimento Organizacional: Um Estudo Em Empresas Hoteleiras. 2018. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2018. f. 108. "..."