MEMÓRIAS SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO IFPA CAMPUS BRAGANÇA
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Resumo
O presente artigo representa um recorte da pesquisa intitulada “IFPA Campus Bragança: com a palavra, as fotografias”; sendo esta o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Sendo assim, este artigo tem por objetivo construir uma memória sobre os primeiros anos da referida instituição, cunhando- se sob a denominação “Processo de Implantação”, compreendido entre 2008 e 2011. Para tanto, recorreu-se aos sujeitos que vivenciaram este período, bem como o uso de fotografias enquanto fonte histórica e instrumento capaz de impulsionar a rememoração dos fatos pelos sujeitos envolvidos. Teoricamente, o texto fundamenta-se em três eixos teóricas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ancorando-se em Ramos (2007); Memória, perpassando pelas discussões de Pollak (1992), Halbwachs (2006); e Fotografia, tendo como principal respaldo Nora (1993). A pesquisa é de abordagem qualitativa e possui uma trajetória metodológica de levantamento de dados marcada pela realização das seguintes etapas: 1) Levantamento das fotografias; 2) Seleção Informacional; 3) Realização das Entrevistas; e 4) Aplicação de Questionário. Os resultados indicam que os primeiros anos do IFPA Campus Bragança apresentaram uma trajetória transpassada de dificuldades e desafios. Dentre estes, é possível destacar: I) Divisão de Espaço; II) Poucos recursos físicos e humanos; e III) Inadequação do Espaço. Portanto, pôde-se concluir que as vivências e olhares dos participantes corroboram para a construção de uma memória sobre o processo de implantação do IFPA Campus Bragança, uma vez que suscitam momentos vivenciados na instituição; da mesma forma, ressalta-se a importância basilar das fotografias como elemento que permitiram o enriquecimento da pesquisa.
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Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/12/1996, p. 27833 (Publicação Original). 1996...