PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS EGRESSOS DO IFAM CAMPUS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

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Roselinda Lima Barreto et al.

Resumo

O artigo em cena busca apresentar, a partir das narrativas dos egressos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus São Gabriel da Cachoeira (IFAM/CSGC), as percepções a respeito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no município. Utiliza-se de um referencial teórico que fundamenta a discussão e de um questionário semiestruturado aplicado a sete sujeitos. Os dados foram apreciados a partir da análise de conteúdo e os resultados destacam três percepções dos egressos sobre a EPT no município: a) A EPT diferencia-se positivamente das demais redes; b) A EPT precisa levar em consideração a cultura local; c) EPT deve incentivar atividades humanistas. Por fim, a conjuntura indicada pelos egressos reverbera a relevância da EPT para os jovens gabrielenses, no sentindo de valorizar institucionalidade da EPT, que protagoniza a preparação dos jovens para o trabalho considerando a sua formação.

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Como Citar
Roselinda Lima Barreto et al. (2023). PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS EGRESSOS DO IFAM CAMPUS SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. Igapó, 15(Edição Especial). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/298
Seção
Artigos

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação. v. 7, n. 14, jul./dez. 2003.

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