PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS um estudo de caso junto à Prefeitura Municipal de Bonfim - RR

Conteúdo do artigo principal

Saulo Sandro da Silva Costa
Juliano Milton Kruger

Resumo

A Gestão de Recursos Humanos (GRH) é muito importante tanto nas organizações privadas quanto nas públicas. Embora as mudanças no setor público, nas últimas duas décadas, tenham tido um impacto significativo sobre os funcionários das organizações públicas e sobre as condições sob as quais trabalham, tem havido pouca atenção ao campo da investigação em GRH e, mais especificamente, ao seu impacto no setor público. Esse artigo visa analisar o Planejamento Estratégico do setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim/RR, usando seis passos que envolvem agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas no intuito de avaliar o nível de aplicação deles. Utilizando-se de uma abordagem descritivo-explicativa quanto aos objetivos, bibliográfica, documental e levantamentos através de entrevista semiestruturada e observação direta, foi possível concluir que a referida repartição pública não se encontra com um planejamento alinhado com a moderna Gestão de Pessoas – existem problemas que necessitam ser sanados para que o setor possa se modernizar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Saulo Sandro da Silva Costa, & Juliano Milton Kruger. (2022). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS: um estudo de caso junto à Prefeitura Municipal de Bonfim - RR. Igapó, 15(1). Recuperado de https://igapo.ifam.edu.br/index.php/igapo/article/view/244
Seção
Artigos

Referências

BERNARDI, J. L. Disciplina Política Pública. AVA UNINTER. Especialização em MBA Administração Pública e Gerência de Cidades. Facinter Internacional. Curitiba, 2012.

COELHO, R. C. O público e o privado na gestão pública / Ricardo Corrêa Coelho. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] CAPES : UAB, 2014.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2014.

DI PIETRO, M. S. Z. Parcerias na administração pública: concessão, permissão, franquia, terceirização e outras formas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Panorama, 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rr/bonfim/panorama> Acesso em: 17 de janeiro de 2018.

JUNG, C. F. Metodologia científica: ênfase em pesquisa tecnológica. 3ª. Ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

LIMA, R. C. Gestão Estratégica: Um novo paradigma para o gestor público. Disponível em: <http://portaldaestrategia.infraestrutura.gov.br/ultimas-noticias/252-gestao- estrategica-um-novo-paradigma-para-o-setor-publico-2.html>. Acesso em: 11 de janeiro de 2018.

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 32 ed. São Paulo, 2006.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Lei Municipal N° 001 de 19 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre a organização da Estrutura Básica do Poder Executivo, cria o quadro de Pessoal e de Cargos Salários do Poder Executivo no Município de Bonfim e dá outras providências. Disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim-RR.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Lei Municipal Nº 050 de 17 de junho de 2003. Dispões sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Município de Bonfim e dá outras Providências. Disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim-RR.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Lei Municipal N° 053 de 17 de junho de 2003. Altera a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Bonfim, define atribuições dos Orgãos e Secretarias e dá outras providências. Disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim-RR. Disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim-RR.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Lei Municipal Nº 177 05 de fevereiro de 2013. Altera os anexos I, II, III, IV, V e VI da Lei nº 138/2012 que versa sobre as alterações de quantitativos e remuneração do plano de cargos, salários e carreira dos servidores da Prefeitura Municipal de Bonfim, altera a Lei 131/2011 que regulamenta o exercício dos agentes Comunitários e cria a tabela de vencimentos e progressão dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Disponível no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Bonfim-RR.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Portal oficial. Disponível em:

bonfim.rr.gov.br/>. Acesso em: 10 de maio de 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONFIM-RR. Portal do Servidor. Disponível em:

<http://201.59.103.100:8080/sipweb/trabalhador/login/login.xhtml>. Acesso em: 10 de maio de 2019.

SALLES, D. M.; NOGUEIRA, M. G. Carreiras no serviço público federal: artigos dogmas, novas perspectivas. In: BALASSIANO, M.; COSTA, I. de S. A. da. (Org.) Gestão de Carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006. p. 134-149.

SILVA, C. M. D. Recursos Humanos no Setor Público. Cuiabá:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais/MG, Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT; [Brasília] Rede e-Tec Brasil, 2013.

SILVA, E. M. B. F. da; MELLO, M. S. O. A importância da motivação no serviço público: Umestudodecasoda Secretaria Municipalde Saúdede Otacílio Costa. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/2013/38/2013_38_8370.pdf>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.