O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) SOBA ÓTICA DOS PROFESSORSELÍNGUA PORTUGUESADE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS-AM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem se expandido nas últimas décadas, reconfigurando a posiçãdoa escola enquanto detentora
e transmissora de conhecimento bem como o papel do professor no processo de ensino. Diante deste contexto, há de se questionar: os docentes sen-tseem preparados, para utilizar as ferramentas tecnológicas de forma a dinamizar o ensino-aprendizagem em sala de aula? A partir desta indagação, o artigo propõe a discussão de questões relacionadas ao posicionamento dos educadores de uma escola pública sobre a inserção das TICs como forma de auxiliar na didática em sala de aula, direcnioando-se pelo objetivo de analisar
a percepção dos docentes frente ao uso das tecnologias no ambiente escolar. Para o alcance da finalidade, utilizo-sue como metodologia a aplicação de questionários, que após a coleta das informações passaram por um prsoscoe
de organização e descrição para uma melhor exploração e análise dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar que há necessidade de se avançar no uso eficiente destas ferramentas tecnológicas no contexto escolar. O desenvoilmv ento de estudos voltados a esta temática torna-se necessário de modo que se possa compreender o grau de percepção dos educadores frente ao tema, e desta forma obter direcionamentos que subsidiem a implementação de novas alternativas pedagógicas.
Detalhes do artigo
Referências
GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar. 8ª ed. Rio de Janeir:oEditora Record, 2004. KENSKI, V.MT. ecnologiase ensino presencial e a distânci.aCampinas: Papirus, 2003.
GERHARDT, T.;ESILVEIRA, D.T. (Org.M). étodosde pesquisa. PortoAlegre:Editorada UFRGS,2009.